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dc.contributor.authorOliveira Júnior, Manoel Gomes de-
dc.date.accessioned2023-05-15T18:25:31Z-
dc.date.available2023-05-15T18:25:31Z-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Manoel Gomes de. A integração ensino-serviço-comunidade na formação em Terapia Ocupacional no campo da saúde. 2021.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17548-
dc.description.abstractAccording to the National Curriculum Guidelines for the Undergraduate Course in Occupational Therapy, the teaching-service articulation must be promoted through partnerships and agreements between the assistance network and the Higher Education Institution, seeking professional and assistance qualification. The health care space is the privileged locus for the Teaching-Service-Community Integration (IESC), which represents a possibility of qualification for training and health care. In this sense, it sought to identify, from the perspective of professors at the Department of Occupational Therapy at the Federal University of Sergipe, the understanding, possibilities and challenges about IESC in the field of health. This is an exploratory, descriptive research with a quantitative and qualitative approach, carried out between January 2018 and December 2019. Eight female professors participated in the study, mostly white, with doctorate degrees, who understood the IESC as a possibility of analyze the territory and daily life of the population served; as a means of bringing the university closer to services and users; and as a technical improvement strategy for students. Thus, the IESC is configured as a powerful strategy for training in Occupational Therapy.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTerapia ocupacionalpor
dc.subjectRecursos humanos na saúdepor
dc.subjectCapacitação de Recursos Humanos em Saúdepor
dc.subjectServiços de Integração Docente-Assistencialpor
dc.subjectOccupational Therapyeng
dc.subjectHealth Human Resource Trainingeng
dc.subjectTeaching Care Integration Serviceseng
dc.titleA integração ensino-serviço-comunidade na formação em Terapia Ocupacional no campo da saúdept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rodrigo Alves dos Santos-
dc.description.resumoSegundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, deve-se promover a articulação ensino-serviço através de parcerias e convênios entre a rede de assistência e a Instituição de Ensino Superior, buscando a qualificação profissional e assistencial. O espaço de atenção à saúde é o lócus privilegiado para a Integração Ensino-ServiçoComunidade (IESC), que representa uma possibilidade de qualificação para a formação e cuidado em saúde. Nesse sentido, buscou identificar sob a ótica de docentes do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe, a compreensão, possibilidades e desafios acerca da IESC no campo da saúde. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de abordagem quanti-qualitativa, realizada entre janeiro de 2018 a dezembro de 2019. Participaram do estudo oito docentes, de maioria branca, com doutorado e sexo feminino, que entendiam a IESC como uma possibilidade de analisar o território e o cotidiano da população atendida; como um meio de aproximação da universidade com os serviços e os usuários; e como uma estratégia de aprimoramento técnico dos estudantes. Dessa forma, a IESC configura-se como uma potente estratégia para a formação em Terapia Ocupacional.pt_BR
dc.publisher.departmentDTOL - Departamento de Terapia Ocupacional – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localLagartopt_BR
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