Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17562
Document Type: Monografia
Title: Projeto para implantação de uma agroindústria de beneficiamento do Extrato glicólico de babosa (Aloe Vera) no alto sertão sergipano
Authors: Ribeiro, Adriana Serafim
Issue Date: 11-Apr-2023
Advisor: Souza, Jane Delane Reis Pimentel
Co-advisor: Mazzutti, Simone
Resumo : A Babosa é uma denominação popular para a planta africana Aloe vera. A prática do cultivo doméstico da babosa é bastante disseminada na região do Alto Sertão Sergipano, no entanto, o cultivo comercial ainda é pequeno, embora tenha condições climáticas favoráveis para a produção e exploração deste mercado, como por exemplo, através da implantação de uma agroindústria de processamento da babosa. O objetivo deste trabalho foi elaborar um projeto agroindustrial para a implantação de uma agroindústria de beneficiamento da Aloe vera, levando em consideração suas peculiaridades como as condições de cultivo e o impacto positivo na região do Alto Sertão. A metodologia aplicada foi baseada em pesquisas exploratórias na literatura focando no conhecimento sobre o potencial de cultivo comercial da babosa no Alto Sertão e a importância da implantação de uma agroindústria e seguindo as etapas para a elaboração de um projeto agroindustrial. Foram analisados os aspectos legais, sociais, econômicos e ambientais para a implantação dessa agroindústria na região do Alto Sertão de Sergipe. O projeto apresentado propõe a implantação da agroindústria de beneficiamento da Aloe vera para produção de 41.666 mil litros extrato glicólico por mês e estimativa de um rendimento de aproximadamente R$ 833.320 por mês, no Assentamento Paulo Freire localizado em Porto da Folha. Para o desenvolvimento do extrato será necessário a utilização de solventes logo após a estabilização do gel com ácido ascórbico, o produto final será destinado para o mercado cosmetólogo para adição final dos produtos acabados, pois existem poucas industrias que trabalham com a formulação de extrato glicólico e por ser mais atrativo para as indústrias cosmetologias tanto para agregar valor, quanto para armazenar o produto por mais tempo e por ter mais segurança. A viabilidade do projeto agroindustrial utilizando como matéria-prima a Aloe vera é possível notar o potencial que essa planta possui, espera-se que através da implantação do projeto os agricultores conheçam mais sobre a Aloe vera e Consequentemente ocorra a valorização da matéria-prima, a potencialização da região, e a geração de oportunidades econômicas e sociais.
Keywords: Agroindústria
Gel de babosa
Produtos naturais
Projeto agroindustrial
Subject CNPQ: CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Department: NEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencial
Citation: RIBEIRO, Adriana Serafim. Projeto para implantação de uma agroindústria de beneficiamento do Extrato glicólico de babosa (Aloe Vera) no alto sertão sergipano. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2023.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17562
Appears in Collections:Agroindústria

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adriana_Serafim_Ribeiro.pdf721,29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.