Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17732| Tipo de Documento: | Monografia | 
| Título: | Escrevivências em dança: um relato de experiência do Vaca Profana | 
| Autor(es): | Gonçalves, Catiele Cristina Oliveira | 
| Data do documento: | 4-Mai-2023 | 
| Orientador: | Liparotti, Thabata Marques | 
| Resumo: | Durante a escrita, utilizei como inspiração as Escrevivências de Conceição Evaristo (1994). Assim, o estudo tem como objetivo principal descrever e analisar as minhas escrevivências a partir da relação entre a minha história pessoal e meu processo junto com o grupo de Dança do Vaca Profana. O presente trabalho se justifica por retratar o espetáculo de dança do Vaca Profana, deixando registrado a partir das minhas percepções inspiradas nas escrevivências. Enquanto discente do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. Enquanto intérprete, pude perceber e vivenciar os diversos modos de ser, existir e se manifestar no meio artístico e na vida. Além disso, apesar de inicialmente o termo de Escrevivências ser utilizado por uma mulher negra, hoje, entende-se que o termo deixou de ser somente utilizado por esse grupo/etnia. Por tratar de recurso metodológico, pode ser utilizado por outros grupos, logo, por pessoas de todas as classes e etnias para falar de suas vivências e costumes. Assim, enxergo os escritos de bell hooks na prática em modos de ensino dados por Carol, como de Paulo Freire (1996), uma vez que a mesma trás o dia a dia das dançarinas e através disso, cria se o que vemos como resultado do Vaca Profana, o espetáculo. Desse modo, o grupo faz grande somatória no meu eu enquanto mulher, sendo separado entre o antes do curso, para o meu eu de agora. Dentre tantas mudanças perceptíveis, pode-se dizer que a maturidade em relação ao corpo tenha sido a mais grandiosa e genuína mudança visível a olho nu. Portanto através do relato apresentado, nota-se a transformação a partir das vivências e escrevivências, uma vez que, trago ao decorrer do meu texto, como o Vaca teve importante função nos mais diversos âmbitos da minha vida, dentre eles o meu ser filha, neta, artista, docente e mulher. | 
| Abstract: | Durante a escrita, utilizei como inspiração as Escrevivências de Conceição Evaristo (1994). Assim, o estudo tem como objetivo principal descrever e analisar as minhas escrevivências a partir da relação entre a minha história pessoal e meu processo junto com o grupo de Dança do Vaca Profana. O presente trabalho se justifica por retratar o espetáculo de dança do Vaca Profana, deixando registrado a partir das minhas percepções inspiradas nas escrevivências. Enquanto discente do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Sergipe. Enquanto intérprete, pude perceber e vivenciar os diversos modos de ser, existir e se manifestar no meio artístico e na vida. Além disso, apesar de inicialmente o termo de Escrevivências ser utilizado por uma mulher negra, hoje, entende-se que o termo deixou de ser somente utilizado por esse grupo/etnia. Por tratar de recurso metodológico, pode ser utilizado por outros grupos, logo, por pessoas de todas as classes e etnias para falar de suas vivências e costumes. Assim, enxergo os escritos de bell hooks na prática em modos de ensino dados por Carol, como de Paulo Freire (1996), uma vez que a mesma trás o dia a dia das dançarinas e através disso, cria se o que vemos como resultado do Vaca Profana, o espetáculo. Desse modo, o grupo faz grande somatória no meu eu enquanto mulher, sendo separado entre o antes do curso, para o meu eu de agora. Dentre tantas mudanças perceptíveis, pode-se dizer que a maturidade em relação ao corpo tenha sido a mais grandiosa e genuína mudança visível a olho nu. Portanto através do relato apresentado, nota-se a transformação a partir das vivências e escrevivências, uma vez que, trago ao decorrer do meu texto, como o Vaca teve importante função nos mais diversos âmbitos da minha vida, dentre eles o meu ser filha, neta, artista, docente e mulher. | 
| Palavras-chave: | Dança Criação artística Performance Arte Dança na educação Escrita criativa Dance Experience report Writings Interpreter-creator Vaca Profana  | 
| área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | 
| Idioma: | por | 
| Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | 
| Departamento: | DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial | 
| Citação: | GONÇALVES, Catiele Cristina Oliveira. Escrevivências em dança: um relato de experiência do Vaca Profana. 2023. 34 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023. | 
| URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17732 | 
| Aparece nas coleções: | Dança | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Catiele_Cristina_Oliveira_Gonçalves.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir  | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
        