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Tipo de Documento: Monografia
Título: Processo de letramento para aluno surdo em escola municipal de Macambira
Autor(es): Santos, Flaviane Cruz
Data do documento: 3-Mai-2023
Orientador: Oliveira, Daisy Mara Moreira de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar como funciona o processo de letramento para aluno surdo em escola municipal de Macambira. Diante disso, optou-se por uma pesquisa de campo quantitativo-descritivo, buscando com base nas pressuposto teóricos e a pesquisa de campo entender se o ensino de L2 e o processo de letramento acontece de acordo com os parâmetros da educação bilíngue, a fim de entender como funciona esse ensino, e se é benéfico para aprendizagem e/ou desenvolvimento do aluno surdo. Logo, essa pesquisa é dividida em três partes: identificar o percurso histórico da metodologia aplicada na educação dos surdos dos primórdios até os dias atuais; delimitar o conceito de letramento e do seu processo numa educação bilingue para surdos e analisar como funciona o ensino de L2 e o processo de Letramento na escola Municipal de Macambira. Dessa forma, serão utilizados alguns teóricos como: Moura (2000), Silva (2010), Skliar (2015), Marchuschi (2007), que trabalham com temáticas sobre o oralismo, bilinguismos, letramento e o percurso histórico de ensino do surdo, trazendo uma visão satisfatória do assunto. Enquanto, Quadros e Schmiedt (2006), Guiseppe (1997), Moura, Campos e Vergamini (2011) trabalham com a importância e as formas de aquisição da aprendizagem e desenvolvimento do sujeito surdo. Portanto, conclui-se que as práticas de letramentos da escola são deficitárias de acordos com as leis previstas para a educação inclusiva
Abstract: This paper aims to identify how the process of literacy for deaf students works in a municipal school in Macambira. Therefore, it was chosen a quantitative-descriptive field research, seeking to understand, based on theoretical assumptions and field research, if the teaching of L2 and the literacy process happens according to the parameters of bilingual education, in order to understand how this teaching works, and if it is beneficial for learning and/or development of the deaf student. Therefore, this research is divided into three parts: to identify the historical background of the methodology applied in deaf education from the early days to the present day; to delimit the concept of literacy and its process in a bilingual education for the deaf and analyze how the teaching of L2 and the literacy process works in the Municipal school of Macambira. Thus, we will use some theorists such as: Moura (2000), Silva (2010), Skliar (2015), Marchuschi (2007), who work with themes on oralism, bilingualism, literacy and the historical path of education of the deaf, bringing a satisfactory view of the subject. While, Quadros and Schmiedt (2006), Guiseppe (1997), Moura, Campos and Vergamini (2011) work with the importance and ways of acquisition of learning and development of the deaf subject. Therefore, it is concluded that the school's literacy practices are deficient according to the laws provided for inclusive education.
Palavras-chave: Letramento
Educação
Surdos - Educação
Estratégias de aprendizagem
Literacy
Education
Deaf - Education
Learning strategies
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial
Citação: SANTOS, FLAVIANE CRUZ. Processo de letramento para aluno surdo em escola municipal de Macambira. Itabaiana: UFS, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17757
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