Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17829
Tipo de Documento: Monografia
Título: Experiências de um arte-educador : teatro e as suas ferramentas pedagógicas na instituição filantrópica legião da boa vontade em Aracaju/SE.
Autor(es): Santos, Ítalo Feitosa
Data do documento: 25-Mai-2023
Orientador: Silva, Gerson Praxedes
Resumo: A temática a ser abordada decorrerá da descrição das experiências de um arte- educador considerando a sua vivência na instituição filantrópica Legião da Boa Vontade em Aracaju/Sergipe, pautada no desenvolvimento de atividades teatrais bem como na utilização de ferramentas pedagógicas que propiciem o ensino- aprendizagem. Este Trabalho de Conclusão de Curso é oriundo da experiência enquanto educador social de teatro. Destarte, as ferramentas pedagógicas inseridas no contexto educacional, possibilitaram o desenvolvimento das potencialidades de crianças e jovens, estes que se encontram em situação de vulnerabilidade e fragilidade social. Neste contexto que se expressa o objetivo central deste trabalho que, refere-se a apresentar o teatro como colaborador do processo de evolução da autonomia em crianças em cenário de fragilidade social. Para tanto, metodologicamente, foi realizada uma pesquisa e levantamento bibliográfico, de feitio concatenado aos pressupostos teóricos da Pesquisa Qualitativa. Espera-se que o teatro possa oportunizar novas aprendizagens e realidades, no âmbito das artes cênicas às crianças do instituto supramencionado.
Abstract: The theme to be addressed will result from the description of the experiences of an art educator considering his experience in the philanthropic institution Legião da Boa Vontade in Aracaju/Sergipe, based on the development of theatrical activities as well as the use of pedagogical tools that facilitate teaching-learning. This Final Paper comes from the experience as a theater social educator. Thus, the pedagogical tools inserted in the educational context, enabled the development of the potential of children and young people, those who are in a situation of vulnerability and social fragility. It is in this context that the central objective of this work is expressed, which refers to presenting the theater as a collaborator in the process of evolution of autonomy in children in a scenario of social fragility. For this purpose, methodologically, a research and bibliographical survey was carried out, concatenated to the theoretical assumptions of Qualitative Research. It is hoped that the theater can provide new learning and realities, within the scope of the performing arts, to the children of the aforementioned institute.
Palavras-chave: Teatro
Ensino superior (UFS)
Jogos teatrais
Educação
Vulnerabilidade social
Theatrical games
Education
Social vulnerability
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DTE - Departamento de Teatro – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Ítalo Feitosa. Experiências de um arte-educador : teatro e as suas ferramentas pedagógicas na instituição filantrópica legião da boa vontade em Aracaju/SE. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em Teatro) – Departamento de Teatro, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17829
Aparece nas coleções:Teatro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Italo_Feitosa_Santos.pdf993,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.