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dc.contributor.authorLima, Jhoserd Nilson Xavier de Almeida-
dc.date.accessioned2023-07-14T12:13:17Z-
dc.date.available2023-07-14T12:13:17Z-
dc.date.issued2023-04-17-
dc.identifier.citationLima, Jhoserd Nilson Xavier de Almeida. Jardim sensorial e a dimensão socioambiental no ensino de botânica. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação Biologia) – Departamento Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17852-
dc.description.abstractThe relationship between human beings and nature was, for millennia, considered inherent. During this process, ethnobotanical knowledge accompanied us for different purposes. However, we currently observe a progressive distancing from this relationship that was, in the past, intrinsically harmonious. As a reflection of this problem, basic education students face difficulties in learning concepts related to the teaching of botany, given the distance between society and nature. In addition, considering the teaching methodologies that are often inflexible and conservative in formal education, the difficulties in learning this subject are increased. In this sense, this work aimed to evaluate the potential of the Sensory Garden (SG) of the Federal University of Sergipe (UFS) as a non-formal educational space for teaching Kingdom Plantae content, and as a possibility to implement the socio-environmental dimension of the students who attended it. For that, we used qualitative-quantitative and exploratory research methodologies for data construction and analysis. In addition, we used an intentional non- probabilistic sampling, choosing students from the 2nd year of High School at the Colégio de Aplicação at UFS as the target audience, as we considered them representative for the elucidation of the issues addressed. The research participants answered a pre-questionnaire to assess their possible difficulties regarding botany subjects so that we could relate them to the object of this study. Then, they were taken to the university's SG to go through the experience of stimulating the senses articulating socio-environmental issues. After the visit, the students answered a post-questionnaire to evaluate their respective experiences. We found, in general, through the research data, difficulties with regard to specific terms in the botanical area. In addition, the pre-questionnaire answers show the distance of human beings from nature. As for the socio-environmental dimension, in the post-visit questionnaire we witnessed a considerable receptivity of the SG as a non-formal teaching space, as well as the ability to instill in the participants the importance of plant preservation. That said, when considering the scarcity of studies with SG, we guide the need for future studies that analyze other possible potentialities that reiterate its effectiveness as a teaching and learning tool, allowing the dissemination of these spaces.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectDimensão socioambientalpor
dc.subjectEducação não formalpor
dc.subjectEnsino de botânicapor
dc.subjectSocio-environmental dimensioneng
dc.subjectNon-formal educationeng
dc.subjectBotany teachingeng
dc.titleJardim sensorial e a dimensão socioambiental no ensino de botânicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoO relacionamento entre o ser humano e a natureza foi, durante milênios, considerado como inerente. Durante este processo, os saberes etnobotânicos nos acompanharam sob diversas finalidades. No entanto, observamos atualmente um distanciamento progressivo desta relação que fora, outrora, intrinsecamente harmoniosa. Como reflexo deste problema, estudantes da educação básica enfrentam dificuldades no aprendizado de conceitos relacionados ao ensino de botânica, dado o afastamento da sociedade com a natureza. Ademais, considerando as metodologias de ensino muitas vezes inflexíveis e conservadoras na educação formal, as dificuldades quanto ao aprendizado deste tema aumentam em demasiado. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do Jardim Sensorial (JS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) enquanto espaço educador não formal para o ensino de conteúdos do Reino Plantae, e como possibilidade de implementar a dimensão socioambiental dos(as) discentes que o frequentaram. Para tanto, utilizamos as metodologias de pesquisa quali- quantitativa e exploratória para construção e análise dos dados. Ademais, recorremos a uma amostragem intencional não probabilística, escolhendo como público-alvo estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFS por considerarmos representativos para elucidação das questões tratadas. Os(as) participantes da pesquisa responderam a um pré- questionário para avaliação de suas possíveis dificuldades referentes aos assuntos de botânica para que pudéssemos relacioná-las ao objeto deste estudo. Em seguida, estes(as) foram levados(as) até o JS da universidade para vivenciarem a experiência de estímulo dos sentidos articulando as questões socioambientais. Após a visita, os(as) alunos(as) responderam a um pós-questionário para avaliação de suas respectivas experiências. Constatamos, de modo geral, através dos dados da pesquisa, dificuldades no que diz respeito a termos específicos da área botânica. Além disso, as respostas do pré-questionário evidenciam o distanciamento do ser humano da natureza. Quanto a dimensão socioambiental, no questionário pós visita testemunhamos uma considerável receptividade do JS enquanto espaço não formal de ensino, bem como a capacidade de incutir nos(as) participantes a importância da preservação das plantas. Dito isso, ao considerarmos a escassez de estudos com o JS, pautamos a necessidade de estudos futuros que analisem outras possíveis potencialidades que reiterem sua eficácia enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem, permitindo a divulgação desses espaços.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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