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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSimplicio, Maria Valdenia Nunes-
dc.date.accessioned2023-07-25T17:33:03Z-
dc.date.available2023-07-25T17:33:03Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationSIMPLICIO, Maria Valdenia Nunes. Estudo do mercado e da comercialização do setor de açaí em Nossa Senhora Da Glória/SE. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroindústria) - Universidade Federal de Sergipe, Nossa Senhora da Glória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17904-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAgroindústriapor
dc.subjectMarketing Digitalpor
dc.subjectMatriz SWOTpor
dc.subjectDeliverypor
dc.subjectRede Socialpor
dc.titleEstudo do mercado e da comercialização do setor de açaí em Nossa Senhora Da Glória/SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Mazzutti, Simone-
dc.description.resumoO mercado de açaí tem ganhado espaço significativo nos últimos anos impulsionado pela exposição midiática e suas propriedades nutricionais e sensoriais. Esse crescimento é notável também em Nossa Senhora da Glória, que em 2021 registrou a existência de mais de 20 pontos de venda. Diante disso, o presente trabalho tem com objetivo aplicar a matriz SWOT para realizar um diagnóstico da comercialização de açaí na cidade de Nossa Senhora da Glória/SE. Para isso, foi feito um levantamento dos pontos de venda de açaí e aplicado um questionário no local, com perguntas sobre preço, composição do produto, promoção e estratégias de negócios. Foram identificados 30 estabelecimentos, sendo que quatro responderam ao questionário (A, B, C e D). Por meio dos resultados dessa pesquisa foi possível identificar que todas utilizam as mídias sociais digitais para promover seus negócios, com foco no Instagram e WhatsApp como principais fontes de divulgação. Além disso, 3 das empresas reportaram que tiveram mais retorno financeiro no espaço virtual em comparação às vendas físicas. Para ampliar a visão sobre esse mercado, foi coletado informações por meio de redes socias, além de outras informações divulgadas na internet. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental para identificar o perfil socioeconômico de Nossa Senhora da Glória, onde se constatou que o município conta com mais de 4000 empregos formais em setores como agropecuária, construção civil, comércio, serviços e indústrias, e que o PIB per capita em 2020 foi de R$ 18.738. As informações foram usadas na matriz SWOT para identificar os fatores que afetam o desempenho das empresas de açaí em Nossa Senhora da Glória. As empresas têm pontos fortes, como diversidade de produtos, formas de pagamento e localização estratégica, além do uso de mídias sociais e delivery para expandir o mercado. As oportunidades incluem estabelecer novos negócios por meio de franquias, aproveitar o bom desempenho econômico e a geração de empregos na cidade, e criar parcerias com instituições de ensino. Em contrapartida, foi verificada baixa qualidade dos produtos em relação as adoção das boas práticas de fabricação, ausência de diretrizes organizacionais e da análise de concorrência e falta de conhecimento para definição de preços. As empresas devem estar atentas às ameaças de instabilidade econômica do Brasil, a maior atuação da vigilância sanitária do município, além do constante aumento no preço do açaí devido a sua grande comercialização.pt_BR
dc.publisher.departmentNEAGROS - Núcleo de Graduação de Agroindústria - Nossa Senhora da Glória - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localNossa Senhora da Glóriapt_BR
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