Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1792
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A lousa digital interativa e a magia na sala de aula contemporânea |
Autor(es): | Silva, José Gomes da Vasconcelos, Carlos Alberto de Oliveira, Hebert Gomes de |
Data do documento: | Set-2013 |
Abstract: | O presente texto discute a Lousa Digital Interativa (LDI), como recurso pedagógico na sala de aula contemporânea, destacando o potencial pedagógico de suas ferramentas, que propiciam uma interação direta em sua tela, no qual através de uma estratégia metodológica inovadora o professor poderá tornar o processo de aprendizagem mais significativo e construtivo para o educando. Neste sentido, a formação e atitude do professor são fatores fundamentais no processo de integração da LDI. Para isso buscaremos oferecer esclarecimentos técnicos e desenvolvimento de conceitos a respeito da LDI, com uma analogia entre a LDI e o espelho mágico do conto de fadas “Branca de Neve”, o que trará ao nosso trabalho um toque de magia e encanto, ingredientes essenciais ao ser humano e perdidos com a educação instrucional da Era Industrial._________________________________________________________________________________________ RESUMEN: En el presente artículo discutiremos sobre la Pizarra Digital Interactiva (PDI), como recurso pedagógico en el aula de clase contemporánea, destacando el potencial pedagógico de sus herramientas que propician una interacción directa en su tela, en el cual a través de una estrategia metodológica innovadora el profesor podrá tornar el proceso de aprendizaje más significativo y constructivo para el educando. En este sentido, la formación y la actitud del profesor son factores fundamentales en el proceso de integración de la PDI. Para eso buscaremos ofrecer esclarecimientos técnicos y desarrollo de conceptos a respecto de la PDI, con una analogia entre esta y el espejo mágico del cuento de hadas “Blanca de Nieve”, lo que trara al nuestro trabajo un toque magia y encanto, ingredientes esenciales al ser humano y perdidos con la educación instruccional de la Era Industrial. |
Palavras-chave: | Lousa digital interativa Recurso pedagógico Formação de professores Pizarra digital interactiva Recursos pedagógicos Formación de profesores |
ISSN: | 1982-3657 |
Instituição/Editora: | Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS |
Citação: | SILVA, J. G.; VASCONCELOS, C. A.; OLIVEIRA, H. G. A lousa digital interativa e a magia na sala de aula contemporânea. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 7., 2013, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade - UFS, 2013. Disponível em: <http://educonse.com.br/viicoloquio/cdanais.asp?cod=645>. Acesso em: 31 maio 2016. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/1792 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LousaDigitalInterativa.pdf | 5,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.