Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima Neto, Adolfo Freire de-
dc.date.accessioned2023-08-01T12:17:42Z-
dc.date.available2023-08-01T12:17:42Z-
dc.date.issued2023-05-09-
dc.identifier.citationLIMA NETO, Adolfo Freire de. Educação financeira e conhecimento acerca de bancos e cooperativas de crédito. Itabaiana, SE, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17982-
dc.description.abstractFinancial education is the phenomenon responsible for guiding the behaviors that will be adopted by individuals during the management of their financial resources, so that the more information they have, the greater the chances of using their resources consciously and appropriately. Those with little financial education are more likely to consume irrationally and acquire debt. Financial institutions, such as banks and credit unions, play a significant role in the economy as they play the role of stewards of the financial resources of their customers or members, respectively. The present study seeks to measure and verify the relationship between financial education and sociodemographic factors, as well as to measure the knowledge about banks and credit unions of residents of the city of Itabaiana/SE. The research was carried out based on a descriptive quantitative analysis, using a structured questionnaire with closed questions, addressing financial education, knowledge about banks and credit unions, in addition to sociodemographic factors, and was applied online via Google Forms®. From the analysis, the results showed that respondents have a middle level of financial education, but have gaps in knowledge about banks and credit unions.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectCooperativas de créditopor
dc.subjectInstituições financeiraspor
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectCredit unionseng
dc.subjectFinancial Institutioneng
dc.titleEducação financeira e conhecimento acerca de bancos e cooperativas de créditopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ivanilda-
dc.description.resumoA educação financeira é o fenômeno responsável por orientar os comportamentos que serão adotados pelos indivíduos durante a administração de seus recursos financeiros, de forma que quanto mais informações eles possuem, maiores as chances de utilizarem seus recursos de forma consciente e adequada. Já aqueles com pouca educação financeira estão mais propensos a consumirem de maneira irracional e adquirirem dívidas. As instituições financeiras, como os bancos e as cooperativas de crédito, têm um papel importante na economia à medida que desempenham a função de administradores dos recursos financeiros de seus clientes ou associados, respectivamente. O presente estudo busca mensurar e verificar a relação entre a educação financeira e os fatores sociodemográficos, bem como medir o conhecimento sobre bancos e cooperativas de crédito dos moradores da cidade de Itabaiana/SE. A pesquisa foi realizada a partir de uma análise quantitativa e descritiva, utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas, abordando a educação financeira, conhecimento sobre bancos e cooperativas de crédito, além de fatores sociodemográficos, e foi aplicado on line via Google Forms®. A partir da análise dos resultados, verificou-se que os respondentes têm um nível médio de educação financeira, mas apresentam lacunas acerca do conhecimento sobre bancos e cooperativas de crédito.pt_BR
dc.publisher.departmentDACI - Departamento de Administração – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adolfo Freire de Lima Neto_TCC.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.