Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Lorena Silva de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-08-04T18:56:55Z-
dc.date.available2023-08-04T18:56:55Z-
dc.date.issued2023-06-11-
dc.identifier.citationCorreia, Lorena Silva de Oliveira. Se não tivesse viralizado seria notícia? : um estudo sobre o uso da viralização na produção de notícias. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Jornalismo) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18045-
dc.description.abstractThe journalistic activity requires the ability to recognize characteristics that turn an everyday event into a potential news event, which is done through news values. With the evolution of techniques, technologies and social and cultural advances, journalism changes and adapts to new realities and, with that, can transform the ways of recognizing news events, and even what we understand as a news event. Currently, the remodeling of journalism, given the dynamics and logic of social media, makes some authors (HARCUP; O'NEILL, 2017, SANTOS, 2020 and PAIVA, 2018) state that sharing and viralization are new news-values. Therefore, this monograph proposes to analyze and describe how journalism incorporates contents that have gone viral on networks in its news production. For this, the present work carried out a content analysis, in a corpus cut from the sites of Folha de S. Paulo, G1 and CNN, in which it observed the way in which subjects that went viral were used for news production, with emphasis on the sources adopted , editorials, news-values and the type of focus on subjects that went viral. As a result, we noticed that the resulting news are usually punctual, descriptive and, even though they may prioritize different themes, they tend to be linked to entertainment editorials and to adopt popular or well-known sources and to highlight the prominence news-value.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectViralizaçãopor
dc.subjectValor-notíciapor
dc.subjectRede socialpor
dc.subjectProdução de notíciaspor
dc.subjectViralizationpor
dc.subjectNews valueseng
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectNews productioneng
dc.subjectJournalismeng
dc.titleSe não tivesse viralizado seria notícia? : um estudo sobre o uso da viralização na produção de notíciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Feitoza, Liliane do Nascimento Santos-
dc.description.resumoA atividade jornalística requer a habilidade de reconhecer características que tornam um acontecimento cotidiano em um potencial acontecimento noticioso, o que é feito através dos valores-notícia. Com a evolução das técnicas, tecnologias e avanços sociais e culturais, o jornalismo se modifica e se adapta a novas realidades e, com isso, pode transformar as formas de reconhecer os acontecimentos noticiosos, e até o que entendemos como um acontecimento noticioso. Na atualidade, o remodelamento do jornalismo, diante da dinâmica e lógica das redes sociais, faz alguns autores (HARCUP; O’NEILL, 2017, SANTOS, 2020 e PAIVA, 2018) afirmarem que o compartilhamento e a viralização são novos valores-notícia. Diante disso, esta monografia se propõe a analisar e descrever como o jornalismo incorpora conteúdos que viralizaram nas redes na sua produção de notícias. Para isso, o presente trabalho realizou uma análise de conteúdo, em corpus recortado dos sites da Folha de S. Paulo, G1 e CNN, na qual observou o modo como assuntos que viralizaram eram utilizados para produção de notícias, com destaque para as fontes adotadas, as editorias, os valores-notícia e o tipo de foco nos assuntos que viralizaram. Como resultado, percebemos que as notícias resultantes costumam ser pontuais, descritivas e, mesmo podendo priorizar diferentes temas, mas tendem a vincular-se a editoria de entretenimento e a adotar fontes populares ou notórias e a destacar o valor-notícia proeminência.pt_BR
dc.publisher.departmentDCOS - Departamento de Comunicação Social – Jornalismo – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lorena_Silva_Oliveira_Correia.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.