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dc.contributor.authorÂngelo, Mikaelly Barbosa-
dc.contributor.authorMelo, Thianny Nunes de-
dc.date.accessioned2023-08-07T21:33:11Z-
dc.date.available2023-08-07T21:33:11Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationÂNGELO, Mikaelly Barbosa; MELO, Thianny Nunes de. Programa de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18060-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapor
dc.subjectAutistaspor
dc.subjectAutismo em criançaspor
dc.subjectDistúrbios da falapor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.titlePrograma de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literaturapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Carlino, Fabiana Cristina-
dc.description.resumoIntrodução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento das pessoas. As habilidades comunicativas são especialmente afetadas em crianças com TEA, o que pode levar a dificuldades de relacionamento e aprendizagem. Metodologia: Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a eficácia de programas de intervenção em habilidades comunicativas em crianças com TEA. A pesquisa foi realizada em bases de dados eletrônicas, como Pubmed, Scopus e Google Scholar, utilizando termos de busca relacionados ao tema. Objetivos: identificar os principais programas de intervenção fonoaudiológicas em habilidades comunicativas para crianças com TEA; descrever as características e metodologias utilizadas em cada programa; analisar a eficácia dos programas de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com TEA. Resultados e discussão: Os resultados da revisão indicam que a intervenção em habilidades comunicativas pode trazer benefícios significativos para crianças com TEA, incluindo melhorias na comunicação, interação social e comportamento. Os programas de intervenção mais eficazes foram aqueles que utilizaram abordagens baseadas em evidências, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS). A revisão também destaca a importância do envolvimento da família e dos cuidadores no processo de intervenção em habilidades comunicativas, bem como a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e integrada que envolva profissionais da saúde, educação e outros setores relevantes. Conclusão: Conclui-se que a intervenção em habilidades comunicativas é uma estratégia importante no tratamento do TEA, com o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças com esse distúrbio. O fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental nessa intervenção, sendo responsável pela avaliação, implementação e acompanhamento de programas de intervenção personalizados e adaptados às necessidades individuais de cada criança.pt_BR
dc.publisher.departmentDFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencialpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localLagartopt_BR
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