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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18060
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Programa de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura |
Autor : | Ângelo, Mikaelly Barbosa Melo, Thianny Nunes de |
Fecha de publicación : | 6-jun-2023 |
Director(a): | Carlino, Fabiana Cristina |
Resumen: | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento das pessoas. As habilidades comunicativas são especialmente afetadas em crianças com TEA, o que pode levar a dificuldades de relacionamento e aprendizagem. Metodologia: Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a eficácia de programas de intervenção em habilidades comunicativas em crianças com TEA. A pesquisa foi realizada em bases de dados eletrônicas, como Pubmed, Scopus e Google Scholar, utilizando termos de busca relacionados ao tema. Objetivos: identificar os principais programas de intervenção fonoaudiológicas em habilidades comunicativas para crianças com TEA; descrever as características e metodologias utilizadas em cada programa; analisar a eficácia dos programas de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com TEA. Resultados e discussão: Os resultados da revisão indicam que a intervenção em habilidades comunicativas pode trazer benefícios significativos para crianças com TEA, incluindo melhorias na comunicação, interação social e comportamento. Os programas de intervenção mais eficazes foram aqueles que utilizaram abordagens baseadas em evidências, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS). A revisão também destaca a importância do envolvimento da família e dos cuidadores no processo de intervenção em habilidades comunicativas, bem como a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e integrada que envolva profissionais da saúde, educação e outros setores relevantes. Conclusão: Conclui-se que a intervenção em habilidades comunicativas é uma estratégia importante no tratamento do TEA, com o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças com esse distúrbio. O fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental nessa intervenção, sendo responsável pela avaliação, implementação e acompanhamento de programas de intervenção personalizados e adaptados às necessidades individuais de cada criança. |
Palabras clave : | Fonoaudiologia Autistas Autismo em crianças Distúrbios da fala Transtorno do Espectro Autista |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial |
Citación : | ÂNGELO, Mikaelly Barbosa; MELO, Thianny Nunes de. Programa de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2023. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18060 |
Aparece en las colecciones: | Fonoaudiologia |
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Mikaelly_Barbosa_Ângelo&Thianny_Nunes_de_Melo-TCC.pdf | 163,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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