Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18060
Tipo de Documento: Monografia
Título : Programa de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura
Autor : Ângelo, Mikaelly Barbosa
Melo, Thianny Nunes de
Fecha de publicación : 6-jun-2023
Director(a): Carlino, Fabiana Cristina
Resumen: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico que afeta a comunicação, interação social e comportamento das pessoas. As habilidades comunicativas são especialmente afetadas em crianças com TEA, o que pode levar a dificuldades de relacionamento e aprendizagem. Metodologia: Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre a eficácia de programas de intervenção em habilidades comunicativas em crianças com TEA. A pesquisa foi realizada em bases de dados eletrônicas, como Pubmed, Scopus e Google Scholar, utilizando termos de busca relacionados ao tema. Objetivos: identificar os principais programas de intervenção fonoaudiológicas em habilidades comunicativas para crianças com TEA; descrever as características e metodologias utilizadas em cada programa; analisar a eficácia dos programas de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com TEA. Resultados e discussão: Os resultados da revisão indicam que a intervenção em habilidades comunicativas pode trazer benefícios significativos para crianças com TEA, incluindo melhorias na comunicação, interação social e comportamento. Os programas de intervenção mais eficazes foram aqueles que utilizaram abordagens baseadas em evidências, como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS). A revisão também destaca a importância do envolvimento da família e dos cuidadores no processo de intervenção em habilidades comunicativas, bem como a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e integrada que envolva profissionais da saúde, educação e outros setores relevantes. Conclusão: Conclui-se que a intervenção em habilidades comunicativas é uma estratégia importante no tratamento do TEA, com o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças com esse distúrbio. O fonoaudiólogo desempenha um papel fundamental nessa intervenção, sendo responsável pela avaliação, implementação e acompanhamento de programas de intervenção personalizados e adaptados às necessidades individuais de cada criança.
Palabras clave : Fonoaudiologia
Autistas
Autismo em crianças
Distúrbios da fala
Transtorno do Espectro Autista
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial
Citación : ÂNGELO, Mikaelly Barbosa; MELO, Thianny Nunes de. Programa de intervenção em habilidades comunicativas para crianças com transtorno do espectro autista: revisão de literatura. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18060
Aparece en las colecciones: Fonoaudiologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mikaelly_Barbosa_Ângelo&Thianny_Nunes_de_Melo-TCC.pdf163,98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.