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dc.contributor.authorSilva Junior, Antonio da-
dc.date.accessioned2023-08-21T13:50:46Z-
dc.date.available2023-08-21T13:50:46Z-
dc.date.issued2023-05-14-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Antônio da. Racismo e ensino de história : a Lei 10.639/2003 e os guias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 2002-2020. São Cristóvão, 2023. Monografia (Licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18124-
dc.description.abstractThis work analyzes the nuances of racism in history teaching based on the Guides of the National Textbook Program approved between 2002 and 2020. From this, we seek to analyze the importance of history teaching and the category of racism in order to become aware of the possible advances related to Law 10.639/2003, which amended the Law of Guidelines and Bases of National Education, making the teaching of Afro-Brazilian History and Culture mandatory at Elementary and High School levels. This law emerged from the need to repair, from the educational environment, a demand of Brazilian society: racism. As a result, this work presents a series of reflections about Brazilian education and the teaching of history, as well as indicating the teaching structure as responsible for racism in the educational space.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectRacismopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)por
dc.subjectRacismeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectNational Textbook Program (NTP)eng
dc.titleRacismo e ensino de história : a Lei 10.639/2003 e os guias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), 2002-2020pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Liberato, Carlos Franco-
dc.description.resumoEste trabalho analisa as nuances do racismo no ensino de história a partir dos Guias do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) aprovados entre 2002 e 2020. Disto, buscase analisar a importância do ensino de história e a categoria de racismo a fim de tomar conhecimento dos possíveis avanços relacionados à Lei 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos níveis de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Lei esta que surgiu a partir da necessidadede reparar, a partir do âmbito educacional, uma demanda da sociedade brasileira: o racismo. Como resultado, este trabalho apresenta uma série de reflexões acerca da educação brasileirae o ensino de história, bem como indica a estrutura de ensino como responsável pelo racismo no espaço educacional.pt_BR
dc.publisher.departmentDHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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