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Tipo de Documento: Monografia
Título: Cantar e curar : a tradição oral e as práticas mágico-religiosas como representações culturais afrodiasporicas a partir da obra Eu, Tituba : bruxa negra de Salem
Autor(es): Silva, Lúcia Raquel Assunção
Data do documento: 19-Mai-2023
Orientador: Fonseca, Mariana Bracks
Resumo: As sociedades afrodiaspóricas são constituídas a partir de uma diversidade cultural e elementos híbridos, provenientes do contato e das trocas entre diferentes povos, relação essa, propiciada pelo processo de comércio transatlântico de africanos escravizados. Adaptadas ou fundidas a elementos europeus, as culturas africanas tiveram que se moldar a realidade da colonização, consequentemente aspectos religiosos e sociais, comuns a sociedades tradicionais da África, como: a tradição oral e as práticas mágico-religiosas adquiriram características particulares quando transportados pelo atlântico. Personagens como Tituba figuram-se como exemplos desses diversos indivíduos escravizados que foram deslocados da sua pátria e tiveram que encontrar um novo meio para desenvolver seus ritos ancestrais. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo discutir a obra literária contemporânea Eu, Tituba: bruxa negra de Salem, utilizando-a como fonte histórica, para compreender a visão pós-colonial destinada a formação de uma identidade negra através do processo de Diáspora africana, evidenciando os aspectos constitutivos da mesma, como instrumentos de resistência, socialização escrava e reafirmação africana.
Abstract: Afrodiasporic societies are constituted from a cultural diversity and hybrid elements, from the contact and exchanges between different peoples, a relationship that was fostered by the transatlantic trade process of enslaved Africans. Adapted or merged with European elements, African cultures had to mold themselves to the reality of colonization, consequently religious and social aspects, common to traditional African societies, such as: oral tradition and magical-religious practices acquired particular characteristics when transported across the Atlantic. Characters like Tituba are examples of these different enslaved individuals who were displaced from their homeland and had to find a new way to develop their ancestral rites. In this sense, this research aims to discuss the contemporary literary work Eu, Tituba: witch negra de Salem, using it as a historical source, to understand the postcolonial vision destined to the formation of a black identity through the process of African Diaspora, highlighting its constitutive aspects, as instruments of resistance, slave socialization and african reaffirmation.
Palavras-chave: História
Ensino superior (UFS)
Afrodiaspórica
Diversidade cultural
Tradição oral
Afrodiasporic
Ritos religiosos
Cultural diversity
Oral tradition
Magical-religious
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial
Citação: SILVA, Lúcia Raquel Assunção. Cantar e curar : a tradição oral e as práticas mágico-religiosas como representações culturais afrodiasporicas a partir da obra Eu, Tituba : bruxa negra de Salem. São Cristóvão, 2023. Monografia (licenciatura em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18150
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