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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMessias, Ana Karlla-
dc.date.accessioned2023-08-28T13:23:55Z-
dc.date.available2023-08-28T13:23:55Z-
dc.date.issued2022-04-14-
dc.identifier.citationMESSIAS, Ana Karlla. Kantayeni : cartilha interativa de ensino de história afro feminista. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18178-
dc.description.abstractThis work aims to develop an Interactive Spelling Book for Teaching Afro-feminist History, whose objective is to assist teachers in pedagogical practices that are significant in valuing cultural and anti-radical ethnic diversity in the school routine, contributing to the implementation of Law 10.639/2003. The focus is on the elaboration of innovative methodologies that problematize, represent, dialogue, and contextualize the black ethnic group from strategies that evidence the role of black women in society, disseminating their voice and protagonism in social spaces. The activities of the Spelling Book were organized through the Study Group Tereza de Benguela located at Djalma Matheus Santana School, Arapiraca-Alagoas, composed of students from the final grades of elementary school, conducting conversation, exchanges of daily experiences, analysis of images in artistic workshops and textual production that served as pedagogical support so that the valorization of Afro-feminist identity is seen from the perspective of criticality and empowerment in the students. Digital Spelling Book uses QR Codes and Podcasts that will lead to videos and other interactive perspectives. In this respect the qualitative and experimental methodology developed product and process. Thus, the product constitutes a bias so that other teachers can resize their practices in the sense of a “historical doing” and resignify the daily practices and the integration of knowledge where diversity issues serve as an instrument for teaching-learning and as a critical reflection of the socioeconomic, political, and cultural context of the students. Black authors such as Suely Carneiro, bell hooks, Djamila Ribeiro and Angela Davis guide the theoretical framework of the project.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectFeminismo negropor
dc.subjectCartilha interativapor
dc.subjectArapiraca (AL)por
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectBlack feminismeng
dc.subjectInteractive spelling bookeng
dc.titleKantayeni : cartilha interativa de ensino de história afro feministapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Janaina Cardoso de-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a elaboração de uma Cartilha Interativa de Ensino de História Afrofeminista, cujo objetivo é auxiliar os professores nas práticas pedagógicas que sejam significativas na valorização da diversidade étnico cultural e educação antirracista no cotidiano escolar, contribuindo para a efetivação da Lei 10.639/2003. O foco principal está na elaboração de metodologias inovadoras que problematizem, representem, dialoguem e contextualizem a etnia negra a partir de estratégias que evidenciem o papel da mulher negra na sociedade, difundindo sua voz e protagonismo nos espaços sociais. As atividades da cartilha foram organizadas através do Grupo de Estudos Tereza de Benguela situado na Escola Djalma Matheus Santana, Arapiraca-Alagoas, composto por alunas das séries finais do Ensino Fundamental, realizando debates, trocas de experiências cotidianas, análises de imagens em oficinas artísticas e produção textual que serviram de suporte pedagógico para que a valorização da identidade afro-feminista seja vista sob o prisma da criticidade e do empoderamento nas alunas. A Cartilha Digital usa QR Codes e Podcasts que levarão a vídeos e outras perspectivas interativas. Nesse sentido, a metodologia qualitativa e experimental desenvolveu produto e processo. Assim, o produto constitui um viés para que outros professores possam redimensionar suas práticas no sentido de um “feito histórico” e ressignificar as práticas cotidianas e a integração do conhecimento onde as questões de diversidade servem como instrumento de ensino-aprendizagem e como reflexo crítico do contexto socioeconômico, político e cultural das alunas. Autoras negras como Suely Carneiro (2005), bell hooks (2013), Djamila Ribeiro (2017) e Angela Davis (1985) norteiam o quadro teórico do projeto.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Ensino de Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de História

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