Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Claudevânia Santos de Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-01T20:01:38Z | - |
dc.date.available | 2023-09-01T20:01:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Claudevânia Santos de Menezes. A poesia de Cecília Meireles na sala de aula: a criação poética como expressão escrita dos alunos do 6º ano. 2021. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18219 | - |
dc.description.abstract | This work aims to subsidize pedagogical practices that can contribute to the development of reading and writing skills in 6th grade students of the Municipal School Frei Cristóvão de Santo Hilário, located in the city of Lagarto-SE. The material used in the teaching / learning process will be poetry by Cecília Meireles, taken from her work OU ISTO OU AQUILO published in the year of her death, in 1964. These poems will be motivating texts for the poetic creation of the students, mainly, regarding themes covered in the referred work for children and youth, such as: childhood, grandmother's house, imagination, the world under the eyes of a child, among other themes of the children's universe. Thus, the activities designed to carry out this project aim to sensitize students through the textual genre poetry and immerse them in the universe of reading and writing, with an emphasis on the poetic creation of students. And, as a contribution to the Professional Master's Program in Letters, produce a pedagogical notebook with a didactic sequence proposal that helps the Elementary School teacher in the application of Cecília Meireles literature in the classroom with a view to the reader training and the development of the students' writing. For the development of this project we rely on the theoretical support of the following writers:Rildo Cosson (2019); Neusa Sorrenti (2013), Hélder Pinheiro (2018); Antônio Cândido (1987); Tzvetan Todorov (2009), in previous dissertations by Almeida (2018), Araújo (2018), among other authors. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.subject | Estudo e ensino | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Cecília Meireles | por |
dc.subject | Texto poético | por |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject | Poetry | eng |
dc.subject | Literary literacy | eng |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | Classroom | eng |
dc.title | A poesia de Cecília Meireles na sala de aula: a criação poética como expressão escrita dos alunos do 6º ano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Alexandre de Melo | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como finalidade subsidiar práticas pedagógicas que possam contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Frei Cristóvão de Santo Hilário, localizada na cidade de Lagarto-SE. O material utilizado no processo de ensino/aprendizagem serão poesias de Cecília Meireles, retiradas de sua obra OU ISTO OU AQUILO publicada no ano de seu falecimento, em 1964. Essas poesias serão textos motivadores para a criação poética dos discentes, principalmente, no tocante aos temas abordados na referida obra para o público infanto-juvenil, tais como: infância, casa da avó, imaginação, o mundo sob o olhar de uma criança, entre outros temas do universo infantil. Desse modo, as atividades elaboradas para a concretização desse projeto objetiva sensibilizar os alunos através do gênero textual poesia e imergi-los no universo da leitura e escrita, com ênfase na criação poética dos educandos. E, como contribuição para o Programa de Mestrado Profissional em Letras, produzir um caderno pedagógico com uma proposta de sequência didática que auxilie o professor do Ensino Fundamental na aplicação da literatura de Cecília Meireles na sala de aula com vistas à formação leitora e ao desenvolvimento da escrita dos discentes. Para o desenvolvimento desse projeto amparamo-nos no aporte teórico dos seguintes escritores: Rildo Cosson (2019); NeusaSorrenti (2013), Hélder Pinheiro (2018); Antônio Cândido (1987); Tzvetan Todorov (2009), emdissertações anteriores de Almeida (2018), Araújo (2018), dentre outros autores. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLAUDEVANIA_SANTOS_MENEZES_SILVA.pdf | 6,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.