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dc.contributor.authorSantos, Edilma dos-
dc.date.accessioned2023-09-01T20:20:43Z-
dc.date.available2023-09-01T20:20:43Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Edilma dos. O protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18222-
dc.description.abstractThis monograph, “Protagonismo Negro em Personagens de Contos de Conceição Evaristo: Uma Proposta Didático-Pedagógica em Consonância às Leis 10.639/03 e 11.645/08”, anchored in the referred legal provisions that made the teaching of African, Afro-Brazilian history and culture and indigenous at school, proposes reading strategies so that 9th grade students of elementary school recognize the black protagonism and its social stigmas in the perspective of Black Brazilian Literature by Luis Silva Cuti. Likewise, it promotes the freedom of expression of the student subject reader. Therefore, as a corpus of the research, it is proposed to read three short stories by Conceição Evaristo, namely: “Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, and “Ayoluwa, alegria do nosso povo”, all from the work Olhos D'Água (2018). In this sense, a didactic sequence was prepared in pedagogical notes, a priori, to be developed at the public school Professora Glorita Portugal in São Cristóvão’s city, state of Sergipe, however, with the advent of the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply it. It wasn’t choosing this action, in view of the difficulties faced by students in adhering to remote education, however, not retiring to this pedagogical action for teaching literary reading at school. Methodologically supported in a qualitative and interventional way in which theory and practice complement each other, the study had as theoretical support ALMEIDA (2019), the conception of Black-Brazilian Literature of CUTI (2010), COSSON (2009), DALCASTAGNÈ (2005), EVARISTO (2009), FREIRE (1992), KOCH (2008), MACHADO (2005), RIBEIRO (2017), ROUXEL (2014), SOLÉ (2014), among others. In addition, to the aim of developing students' literary reading competence from the perspective of a reading subject, at the same time that issues of an ethnic-racial order were discussed, which is often ignored in school life and in our current society. This work seeks to promote the formation of citizens aware of their role as a reader and as a builder of a democratic, anti-racist and more humane society.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectConceição Evaristopor
dc.subjectNegros na literaturapor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectSujeito leitorpor
dc.subjectLiteratura Negro-Brasileirapor
dc.subjectLei 10.639/03por
dc.subjectLei 11.645/08por
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReadereng
dc.subjectSilencingeng
dc.subjectBlack-Brazilian Literatureeng
dc.subjectBlack protagonismeng
dc.subjectLaw number 10.639/03eng
dc.subjectLaw number 11.645/08eng
dc.titleO protagonismo negro em personagens de contos de Conceição Evaristo: uma proposta didático-pedagógica em consonância às leis 10.639/03 e 11.645/08pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bruno, Alberto Roiphe-
dc.description.resumoO trabalho em questão “Protagonismo Negro em Personagens de Contos de Conceição Evaristo: Uma Proposta Didático-Pedagógica em Consonância às Leis 10.639/03 e 11.645/08”, ancorado nas referidas disposições legais que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na escola, propõe estratégias de leitura para que estudantes do 9º ano do ensino fundamental reconheçam o protagonismo negro e seus estigmas sociais na perspectiva da Literatura-Negro Brasileira de Luis Silva Cuti. Do mesmo modo, promove a liberdade de expressão do aluno sujeito leitor. Para tanto, como corpus da pesquisa, propõe-se a leitura de três contos de Conceição Evaristo, a saber: “Zaíta, você esqueceu de guardar os brinquedos”, “Lumbiá”, e “Ayoluwa, alegria do nosso povo”, os três da obra Olhos d’água (2018). Nesse sentido, foi elaborada uma Sequência Didática disposta num Caderno Pedagógico, a priori, a ser desenvolvida na Escola Estadual Professora Glorita Portugal em São Cristóvão, estado de Sergipe, no entanto, com o advento da pandemia da COVID-19 não foi possível aplicá-la na referida instituição de ensino, em vista das dificuldades enfrentadas pelos alunos na adesão ao ensino remoto, porém, não retirou a relevância dessa ação pedagógica para o ensino de leitura literária na escola. Respaldado metodologicamente de forma qualitativa e intervencionista nas quais teoria e prática se complementam, o estudo teve como suporte teórico ALMEIDA (2019), a concepção de Literatura Negro-Brasileira de CUTI (2010), COSSON (2009), DALCASTAGNÈ (2005), EVARISTO (2009), FREIRE (1992), KOCH (2008), MACHADO (2005), RIBEIRO (2017), ROUXEL (2014), SOLÉ (2014), dentre outros. Além do intuito de desenvolver a competência leitora literária dos estudantes dentro de uma perspectiva de um sujeito leitor, ao mesmo tempo em que foram discutidas questões de ordem étnico-racial, o que muitas vezes é ignorado no cotidiano escolar e em nossa sociedade atual. Esse trabalho procura promover a formação de cidadãos conscientes do seu protagonismo como leitor e como construtor de uma sociedade democrática, antirracista e mais humana.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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