Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1823
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorDornelas, Rodrigo-
dc.contributor.authorSilva, Kelly da-
dc.contributor.authorCésar, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro-
dc.contributor.authorOliveira-Barreto, Aline Cabral de-
dc.contributor.authorGuedes-Granzotti, Raphaela Barroso-
dc.date.accessioned2016-07-28T19:38:18Z-
dc.date.available2016-07-28T19:38:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationDORNELAS, R. et al. Avaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, 2016. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7613/5711>. Acesso em: 28 jul. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1982-5587-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/1823-
dc.description.abstractO objetivo do artigo é comparar as avaliações de discentes e tutores sobre os problemas utilizados em um curso de Fonoaudiologia estruturado em metodologias ativas. Para tanto foi analisada a avaliação formativa realizada por 30 discentes e quatro tutores do II Ciclo do curso de Fonoaudiologia de uma Universidade Pública. Foram analisadas as avaliações de 36 situações-problema por meio de escalas de zero (insuficiente) a quatro (ótimo), atribuídas para avaliar as situações-problema. Os resultados foram analisados estatisticamente (coeficiente Kappa e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%). Não houve concordância entre as avaliações dos problemas pelos alunos e pelos tutores (índice Kappa = 0,0036), sendo que os discentes pontuaram as questões dos problemas com maiores notas (média: 3,7) quando comparadas aos dos tutores (média: 3,16), embora todos tenham atribuído, em média, boa facilidade para a resolução das situações-problema. Assim, não houve concordância entre as avaliações das situações problemas entre tutores e discentes. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: the objective of this text is compare the assessments of students and tutors about the problems used in a Phonoaudiology course structured in active methodologies. The comparison was performed of formative assessment by 30 students and four tutors of Cycle II of Phonoaudiology course at a public university. 36 problem situations were analyzed using scales from zero (poor) t o four (excellent), assigned to evaluate problem situations. The results were analyzed statistically (Kappa coefficient and Mann - Whitney, with a significance level of 5 %). There was no agreement between the evaluations of the problems by students and tu tors (Kappa index= 0.0036 ), and that students given higher scores for the issues of problems (mean: 3.7 ) when compared to the tutors (mean: 3.16 ) , although all have assigned good facility for the resolution of problem situations. There was no agreement between the evaluations of problem situations between tutors and students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFaculdade de Ciências e Letras da UNESP ; Universidad de Alcalá de Henarespt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectEnsino de fonoaudiologiapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.titleAvaliação da situação-problema por tutores e discentes em um curso de graduação vivenciado em metodologias ativaspt_BR
dc.title.alternativeAssessment of the problem-situation By tutors and students on a course of undergraduate experienced in active methodologiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseDisponibilidade para depósito: Verde - permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Disponível em: <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1148>. Acesso em: 28 jul. 2016.pt_BR
Aparece en las colecciones: DFOL - Artigos de periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AvaliacaoSituacaoTutores.pdf367,74 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.