Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Alcimar da-
dc.date.accessioned2023-09-04T15:00:28Z-
dc.date.available2023-09-04T15:00:28Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.identifier.citationSilva, Alcimar da. Análise do comportamento informacional digital de alunos da educação à distância : estudo de caso do curso de bacharelado em biblioteconomia EAD da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Biblioteconomia e Documentação) – Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18246-
dc.description.abstractThis research presents a discussion about the informational behavior of the students of the course of Librarianship and Documentation of the Federal University of Sergipe (UFS) in the access and use of information in digital environments. In this sense, the objective of this work was to analyze the digital informational behavior and the difficulties of the students of the distance learning Librarianship course of UFS in the Virtual Learning Environment (VLE). The methodology used to develop this study was exploratory and descriptive research, supported by the qualitative approach. The procedure used was the case study and data collection was carried out through the application of a digital questionnaire, developed through Google Forms. In addition, the informational behavior model of Wilson (1999, 2000) was used in order to analyze how the search and access to information occurs, what the needs and difficulties of students in this process are. As a result, it was noticed that the students' digital informational behavior interferes directly in their learning, mainly due to the students' lack of technological skills. Finally, it was concluded that the development of informational competence in digital environments is essential for students to access and use information efficiently and effectively for the benefit of their learning, especially when education is conducted in the distance learning modality.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectComportamento informacional digitalpor
dc.subjectEnsino superior a distância (EAD)por
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA)por
dc.subjectDocumentaçãopor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectDigital informational behavioreng
dc.subjectLibrary scienceeng
dc.titleAnálise do comportamento informacional digital de alunos da educação à distância : estudo de caso do curso de bacharelado em biblioteconomia EAD da Universidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Alessandra dos Santos-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma discussão sobre o comportamento informacional dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no acesso e uso da informação em ambientes digitais. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento informacional digital e as dificuldades dos alunos do curso de Biblioteconomia à distância da UFS no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A metodologia utilizada para desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa exploratória e descritiva, amparada na abordagem qualitativa. O procedimento utilizado foi o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada através da aplicação de questionário digital, elaborado por meio do Google Forms. Além disso, foi utilizado o modelo de comportamento informacional de Wilson (1999, 2000), a fim de analisar como ocorre a busca e o acesso à informação, quais são as necessidades e dificuldades dos discentes nesse processo. Como resultado, percebeu-se que o comportamento informacional digital dos alunos interfere diretamente em sua aprendizagem, principalmente devido à falta de habilidades tecnológicas dos discentes. Por fim, concluiu-se que o desenvolvimento da competência informacional em ambientes digitais é essencial para que os discentes acessem e usem à informação de forma eficiente e eficaz em prol de sua aprendizagem, principalmente quando a educação é realizada na modalidade de ensino EAD.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alcimar_Silva.pdf883,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.