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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAndrade, Magnólia Pacheco-
dc.date.accessioned2023-09-05T00:26:50Z-
dc.date.available2023-09-05T00:26:50Z-
dc.date.issued2021-03-23-
dc.identifier.citationANDRADE, Magnólia Pacheco. Práticas de leitura(s) no ensino fundamental: fábulas e outras linguagens. Orientador: Taysa Mércia dos Santos Souza Damaceno. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18261-
dc.description.abstractThe reading in the classroom has aroused the interest of many authors with wellfounded proposals that seek to improve the teaching practice of lection and the social practices of language. The study of language genres has contributed for the student to understand the different discursive modalities that permeate our daily lives. Thus, the procedures of reading should be thought out and developed in stages in order to lead the student to deal with the text, considering the functionality of the genre and its peculiarities. That said, this research aims to contribute to improving reading levels in the student's school education, as well as subsidizing the teacher's practice of working with text in the classroom. For this purpose, a Didactic Module will be built, with pedagogical activities, anchored in some texts, whose selection included the study with the fable and other languages, such as video, lyrics, informative text, the imagery, on which they will be elaborated, issues focusing on the characteristics, production and reception of these genres. The methodology used was action research, which is justified, mainly, for its collaborative character and for presenting situational characteristics, insofar as it aims to diagnose a specific problem in a specific situation, in order to achieve some practical result. As a theoretical basis, we consider the precepts postulated by Paiva (2019), Marcuschi (2002), Cândido (2004), Dezotti (2018), Kleiman (2005), Koch (2018) and Rojo (2009), among others. With the development of this research, we intend to promote reading as a social practice. For this, we use pedagogical, written and audiovisual resources, exploring the various semiosis present in the texts, in order that the proposed activities are attractive, pleasant and effective in the teaching-learning process.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectGêneros da linguagempor
dc.subjectFábulapor
dc.subjectMódulo didáticopor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectGenres of languageeng
dc.subjectFableeng
dc.subjectDidactic moduleeng
dc.titlePráticas de leitura(s) no ensino fundamental: fábulas e outras linguagenspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza-
dc.description.resumoO trabalho com leitura em sala de aula tem despertado o interesse de muitos autores com propostas fundamentadas que buscam aprimorar a prática docente sobre a leitura dos textos e as práticas sociais da linguagem. O estudo dos gêneros da linguagem tem contribuído para que o aluno compreenda as diversas modalidades discursivas que permeiam o nosso cotidiano. Desse modo, os procedimentos de como trabalhar a leitura devem ser pensados e desenvolvidos em etapas, de modo a conduzir o aluno a lidar com o texto, considerando a funcionalidade do gênero e as suas peculiaridades. Isso posto, esta pesquisa objetiva contribuir para melhorar os níveis de leitura na formação escolar do aluno, bem como subsidiar a prática do professor, no trabalho com o texto em sala de aula. Com esse intuito, será construído um Módulo Didático, com atividades pedagógicas, ancoradas em alguns textos, cuja seleção contemplou o estudo da fábula e outras linguagens, como vídeo, letra de música, texto informativo, o texto imagético, sobre os quais serão elaboradas questões com foco nas características, na produção e na recepção dos referidos gêneros. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação que é justificada, principalmente, pelo seu caráter colaborativo e por apresentar características situacionais, na medida em que visa diagnosticar um problema específico numa situação específica, com a finalidade de alcançar algum resultado prático. Como embasamento teórico, consideramos os preceitos postulados por Paiva (2019), Marcuschi (2002), Cândido (2004), Dezotti (2018), Kleiman (2005), Koch (2018) e Rojo (2009), dentre outros. Com o desenvolvimento desta pesquisa, pretendemos promover a leitura como prática social. Para isso, utilizamos recursos pedagógicos, escritos, audiovisuais, explorando as diversas semioses presentes nos textos, com o intuito de que as atividades propostas sejam atrativas, prazerosas e eficazes no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

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