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dc.contributor.authorHora, Nataniel Bezerra da Costa-
dc.date.accessioned2023-09-05T22:04:26Z-
dc.date.available2023-09-05T22:04:26Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.citationHORA, Nataniel Bezerra da Costa. A literatura de Clarice Lispector nas aulas de língua portuguesa: o conto Felicidade clandestina e a produção de doc-filme numa turma do 9º ano. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18272-
dc.description.abstractThis work has as fundamental premise to work the literature of Clarice Lispector in the Portuguese Language classes, with the tale "Clandestine Happiness", in the 9th grade B of the State College Poet "José Sampaio" (Carmópolis/SE), thus contributing with the literary letramento. From this, formulate a pedagogical notebook with a didactic sequence presenting steps for the teacher in class to make a doc-film from the reading of literary texts, taking the Claricean tale as an example. The aim is to develop an activity of literary literacy, contributing in this way to the reading formation of elementary school students in the final grades. To begin the elaboration of the short story, the chosen tale will serve as an object of study and basis for the students to get to know the writer's work on the agenda, and also her biography. Thus, the student will develop the times of reader, researcher and protagonist ofhis learning, because to produce the doc-film will have to do a group research of the life and work of the writer Clarice Lispector, read the story presented "Clandestine Happiness" and produce cautiously, under the guidance of the teacher, the documentary film. After the media production is finished, the students will present it in public to the whole class and to the invited students from other classes, as a culmination of the project. Finally, the doc-film media can be made available on a virtual platform for teachers at the school, the SEED/SE Web site and Profletras, as an example for teachers who want to make the didactic sequence described by reading and following the pedagogical notebook, which will also be made available. As theorists consulted to talk about literary literacy, the role of humanizing literature and liberating reading, as well as the writer Clarice Lispector, were: Tfouni (2004); Candido (2004); Compagnon (2012); Dell'isola, (2007); kleiman (2014); Todorov (2009); Barthes (2013); Paulo Freire (2014), among others.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectFelicidade clandestina (Contos)por
dc.subjectClarice Lispectorpor
dc.subjectLeitura humanizadorapor
dc.subjectProtagonismo discentepor
dc.subjectLiterary literatureeng
dc.subjectClandestine happinesseng
dc.subjectHumanizing readingeng
dc.subjectStudent protagonismeng
dc.titleA literatura de Clarice Lispector nas aulas de língua portuguesa: o conto Felicidade clandestina e a produção de doc-filme numa turma do 9º anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Alexandre de Melo-
dc.description.resumoEste trabalho tem como premissa fundamental trabalhar a literatura de Clarice Lispector nas aulas de Língua Portuguesa, com o conto “Felicidade Clandestina”, no 9º ano B do Colégio Estadual Poeta “José Sampaio” (Carmópolis/SE), contribuindo assim com o letramento literário. A partir disso, formular um caderno pedagógico com uma sequência didática apresentando passos para o professor em sala de aula fazer um doc-filme a partir da leitura de textos literários, tomando o conto clariceano como exemplo. Trata-se de buscar desenvolver uma atividade de letramento literário, contribuindo dessa maneira para a formação leitora dos alunos do Ensino Fundamental nas séries finais. Para iniciar a elaboração do curta, o conto escolhido servirá de objeto de estudo e de base para os alunos conhecerem a obra da escritora em pauta, e também sua biografia. Assim, o aluno desenvolverá as vezes de leitor, pesquisador e protagonista da sua aprendizagem, pois para produzir o doc-filme terá que fazeruma pesquisa em grupo da vida e obra da escritora Clarice Lispector, ler o conto apresentado “Felicidade Clandestina” e produzir cautelosamente, sob a orientação do professor, o filme documentário. Depois de ter terminado a produção midiática, os discentes apresentá-la-ão em público para toda a turma e para os alunos convidados de outras classes, como culminância doprojeto em culminância. Por fim, a mídia do doc-filme poderá ser disponibilizada em plataforma virtual para os professores da escola, site da SEED/SE e Profletras, como exemplo para os docentes que quiserem fazer a sequência didática descrita a partir da leitura e do acompanhamento do caderno pedagógico, que também será disponibilizado. Como teóricos consultados para discorrer sobre o letramento literário, sobre o papel da literatura humanizadora e a leitura libertadora, bem como sobre a escritora Clarice Lispector, foram consultados: Tfouni (2004); Candido (2004); Compagnon (2012); Dell’isola, (2007); kleiman (2014); Todorov (2009); Barthes (2013); Paulo Freire (2014), entre outros.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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