Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18282
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus
Autor : Oliveira, Shirley Ornelas
Fecha de publicación : 30-jun-2023
Director(a): Almeida, Laura Camila Braz de
Resumen: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que culminou na elaboração de uma proposta didática a partir da obra Quarto de Despejo: Diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus. Foi desenvolvida para uma turma de Ensino Fundamental das séries finais da Educação de Jovens e Adultos, denominada Etapa V, que corresponde ao 8º e 9º anos do Colégio Estadual de Alagoinhas, na cidade de Alagoinhas no estado da Bahia. Intitulado Multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus, busca trazer estratégias para promover aumento da proficiência leitora dos alunos da turma mencionada. Para tanto, atribuímos os seguintes objetivos específicos: analisar como uma proposta didática de leitura, amparada nas práticas dos multiletramentos, pode contribuir para a ampliação da competência leitora dos alunos da EJA; analisar as contribuições que a obra literária escolhida pode trazer para a construção de sentidos e assim auxiliar no processo de ampliação da competência leitora dos alunos; e promover discussões sobre a identificação e representação entre o lido e o vivido, materializadas em um texto literário, a partir da análise das temáticas presentes. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste trabalho foi a abordagem qualitativa, fundamentada nos pressupostos da pesquisa de intervenção pedagógica. Assim, a estrutura dessa proposta didática está baseada em Dolz e Schnewly (2004) e associada à estratégia proposta por Cosson (2021) para o letramento literário, a sequência expandida, baseada em seis etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação, intervalos, expansão e contextualização. Como estratégia para a produção final, escolhemos a criação de um diário de leitura, para registros da leitura da obra, buscando motivar os alunos a externalizarem suas reflexões e análises críticas acerca do que foi lido. Por fim, esta sequência didática expandida leva em conta os contextos sociais e gêneros discursivos trazidos pelo público que concerne à EJA, traçando caminhos para o ensino e a aprendizagem de forma que a leitura e a escrita estejam inseridas nas diversas práticas sociais da linguagem e dos textos em circulação, nos seus mais variados suportes.
Resumen : This work is the result of a research that culminated in the elaboration of a didactic proposal based on the work Quarto de Despejo: Diário de uma favelada by Carolina Maria de Jesus. It was developed for a group of students from the final grades of the Youth and Adult Education, called Stage V, which corresponds to the 8th and 9th years of the State School of Alagoinhas, in the city of Alagoinhas, Bahia. Entitled: Multiliteracies in EJA: a proposal to expand reading proficiency with the work Quarto de Despejo: Diário de uma favelada by Carolina Maria de Jesus, aims to bring strategies to promote the increase of the students' reading proficiency in the mentioned class. Therefore, we assigned the following specific objectives: to analyze how a reading didactic proposal, supported by multiliteracy practices, can contribute to the expansion of the students' reading proficiency in EJA; to analyze the contributions that the chosen literary work can bring to the construction of meaning and thus assist in the process of expanding the students' reading proficiency; and to promote discussions about the identification and representation between the read and the lived, materialized in a literary text, from the analysis of the thematics present. The methodology adopted for the development of this work was the qualitative approach, based on the assumptions of pedagogical intervention research. Thus, the structure of this didactic proposal is based on Dolz and Schnewly (2004) and associated with the strategy proposed by Cosson (2021) for literary literacy, the expanded sequence, based on six stages: motivation, introduction, reading and interpretation, intervals, expansion and contextualization. As a strategy for the final production, we chose the creation of a reading diary to record our reading of the work, seeking to motivate students to externalize their reflections and critical analysis of what was read. Finally, this expanded didactic sequence takes into account the social contexts and discursive genres brought by the public concerning EJA, outlining paths for teaching and learning in a way that reading and writing are inserted in the diverse social practices of language and texts in circulation, in their most varied supports.
Palabras clave : Letramento
Leitura
Educação de jovens e adultos (EJA)
Letramento literário
Multiletramentos
Competência leitora
Diário
Diário de leitura
Carolina Maria de Jesus
Sequência expandida
Youth and adult education
Literary literacy
Multiliteracies
Reading competence
Diary
Reading diary
Expanded sequence
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Posgrado: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citación : OLIVEIRA, Shirley Ornelas. Multiletramentos na EJA: uma proposta de ampliação da competência leitora com a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus. 2023. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18282
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SHIRLEY_ORNELAS_OLIVEIRA.pdf2,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.