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Document Type: Artigo
Title: Influence of the breathing pattern on the learning process: a systematic review of literature
Other Titles: A influência do modo respiratório no processo de aprendizagem: uma revisão sistemática da literatura
Authors: Ribeiro, Genef Caroline Andrade
Santos, Isadora Diniz dos
Santos, Ana Claudia Nascimento
Paranhos, Luiz Renato
César, Carla Patrícia Hernandez Alves Ribeiro
Issue Date: Jul-2016
Abstract: Introdução: A respiração oral traz consequências negativas para a qualidade de vida das pessoas, principalmente para escolares. Objetivo: Verificar se o modo respiratório influencia no processo de aprendizagem infantil. Método: Esta revisão sistemática foi realizada seguindo as instruções PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses), sem restrição quanto ao ano de publicação e idioma, elaborada a partir da formulação de questão clínica elaborada pela estratégia P.I.C.O.: “A criança respiradora oral tem mais chances de apresentar dificuldades de aprendizagem quando comparada à respiradora nasal?”, nas bases de dados eletrônicas SciELO, PubMed, LILACS e Scopus. Foi utilizado o Google Scholar para pesquisa da literatura cinza. As palavras-chave “aprendizagem”, “respiração bucal”, “learning” e “mouth breathing” foram utilizadas de forma integrada. Os estudos incluídos foram observacionais, realizados com escolares entre sete e onze anos. Em seguida, os estudos foram avaliados quanto à sua qualidade metodológica. Toda a pesquisa foi realizada por dois revisores de elegibilidade. Resultados: Foram obtidos 357 registros, sendo 314 blindados (43 registros em duplicidade). Após os critérios de elegibilidade, dez artigos integraram o escopo desta pesquisa. Metade dos estudos usou grupo controle e fez uso de avaliação otorrinolaringológica, a minoria fez uso de protocolos validados (20%) e de cálculo amostral (10%). Os procedimentos de avaliação foram variados. De forma geral, 80% dos artigos evidenciaram maior ocorrência de distúrbio de aprendizagem em respiradores orais. Conclusão: Esta revisão sistemática demonstrou que indivíduos com respiração oral apresentam maior tendência de dificuldades na aprendizagem do que os nasais._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Introduction Mouth breathing leads to negative consequences on quality of life, especially in school-age children. Objective To determine whether the breathing pattern influences children's learning process. Methods This systematic review was carried out according to the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) instructions, with no restrictions regarding the year of publication and language, created based on the clinical question formulation according to the Problem/Patient/Population, Intervention/Indicator, Comparison, Outcome (PICO) strategy: “Is the mouth-breathing child more likely to have learning disabilities when compared to nasal breathers?” in the SciELO, PubMed, LILACS, and Scopus electronic databases. Google Scholar was used to search the gray literature. The keywords “learning,” “mouth breathing,” and their equivalent terms in Portuguese were used in an integrated manner. The studies included in the review were observational, conducted with schoolchildren aged 7–11 years. Afterwards, the studies were evaluated regarding their methodological quality. The research was performed by two eligible reviewers. Results A total of 357 records were obtained, of which 43 records were duplicate. After applying the eligibility criteria, ten articles were included in the research scope. Half of the studies used a control group and otorhinolaryngological assessment, whereas a minority used validated (20%) and sample calculation protocols (10%). The evaluation procedures were varied. Overall, 80% of the articles showed a higher incidence of learning disabilities among mouth breathers. Conclusion This systematic review has shown that mouth breathers are more likely to have learning difficulties than nasal breathers.
Keywords: Respiração bucal
Aprendizagem
Leitura
Escrita
Matemática
Mouth breathing
Learning
Reading
Writing
Mathematics
ISSN: 1808-8686
Citation: Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial
License: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1832
Appears in Collections:DFOL - Artigos de periódicos

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