Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18352
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | As identidades do professor de inglês no ensino médio integral em escolas públicas do estado de Sergipe em tempos neoliberais |
Autor(es): | Teles, Gildete Cecília Neri Santos |
Data do documento: | 24-Fev-2023 |
Orientador: | Zacchi, Vanderlei José |
Resumo: | Essa pesquisa foi desenvolvida no período de 2019 a 2022 e buscou investigar quais identidades são esperadas, construídas e negociadas pelo professor de inglês inserido no Ensino Médio Integral (EMI) da rede pública estadual em Sergipe em tempos neoliberais, considerando a superresponsabilização do indivíduo e a competitividade como elementos essenciais de contextos guiados pelo neoliberalismo (LAVAL, 2019) e reconhecendo os processos que favorecem a perpetração do setor privado sobre a educação pública, em uma descentralização que abre espaço para sua privatização em diferentes níveis e formas. Desse modo, foram necessários aportes teóricos que excediam a Linguística Aplicada (ZACCHI, 2016) – campo em que estou inserida – para fundamentar sociopoliticamente questões históricas levantadas durante o texto, como o ensino integral e o neoliberalismo. Por meio de uma pesquisa qualitativa, que utiliza os documentos de implantação e manutenção do EMI em Sergipe (SERGIPE, 2016a; SERGIPE, 2016b; SERGIPE, 2016c; SERGIPE, 2016d; SERGIPE, 2016e; SERGIPE, 2021), questionário e entrevistas semi-estruturadas com professores de inglês em exercício no modelo pedagógico em questão reunidos em um grupo focal para análise de narrativas e triangulação de dados. Assim, busquei reconhecer características da agenda neoliberal na legislação e no meu ato de narrar-me e no dos docentes participantes com o intuito de novos modos de subjetivação serem trazidos à baila pelas condições de possibilidade (FOUCAULT, 2013a) não apenas do modus operandi, mas de resistência em uma Educação Menor (GALLO, 2002) que abre espaço para intercâmbio entre professores e pesquisadores, justificando a relevância desse estudo. |
Abstract: | This research was developed from 2019 to 2022 and sought to investigate which identities are expected, built and negotiated by the English teacher inserted in public full-time High School education (EMI) in Sergipe in neoliberal times, considering the over-responsibility of the individual and the competitiveness as essential elements of contexts guided by neoliberalism (LAVAL, 2019) and recognizing the processes that favor the perpetration of the private sector over public education, in a decentralization that makes room for its privatization at different levels and forms. In this way, theoretical contributions were needed that went beyond Applied Linguistics (ZACCHI, 2016) – the field in which I am inserted – to sociopolitically support historical issues raised during the text, such as full-time education and neoliberalism. Through a qualitative research, which uses the EMI implementation and maintenance documents in Sergipe (SERGIPE, 2016a; SERGIPE, 2016b; SERGIPE, 2016c; SERGIPE, 2016d; SERGIPE, 2016e; SERGIPE, 2021), a questionnaire and semi-structured interviews with teachers of English in practice in the pedagogical model in question gathered in a focus group for narrative analysis and data triangulation. So, I sought to recognize characteristics of the neoliberal agenda in legislation and in my act of narrating myself and the act of the participants narrating themselves with the aim of bringing new modes of subjectivation to the fore by the conditions of possibility (FOUCAULT, 2013a) not only of the modus operandi, but also of resistance in a Minor Education (GALLO, 2002) that opens space for exchange between teachers and researchers, justifying the relevance of this study. |
Palavras-chave: | Formação de professores Professores de ensino médio Professores de inglês Escolas públicas Sergipe Identidades Ensino médio integral Neoliberalismo Identities Full-time high school education English teacher Neoliberalism |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | TELES, Gildete Cecília Neri Santos. As identidades do professor de inglês no ensino médio integral em escolas públicas do estado de Sergipe em tempos neoliberais. 2023. 252 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18352 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GILDETE_CECILIA_NERI_SANTOS_TELES.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.