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dc.contributor.authorSilva, Marcel Belitardo da-
dc.date.accessioned2023-09-23T00:32:56Z-
dc.date.available2023-09-23T00:32:56Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Marcel Belitardo da. Implementação de aulas fisicamente ativas e pausas ativas em escolas de Aracaju. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18374-
dc.description.abstractThe Erguer/Aracaju project aims to monitor the cognitive evolution and academic performance, as well as the reduction of students' sedentary behavior through movement in class. Six schools participated in the study (181 children from the first years of elementary school). Schools are divided into groups of physically active classes and active breaks and control group. For the construction of this work, empirical information was used from data collection, weekly meetings of the research team, interns' field diaries, filming of interventions and teacher training. The analysis was carried out through interviews and focus groups. The challenges in implementing the project are in the operationalization of collections and integration with the agenda and other activities of the schools. Teachers' availability of time to participate in continuing education actions is also a barrier. We observed a good acceptance of the project by principals, teachers and students, with a perspective of continuity.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectExercícios físicospor
dc.subjectEscolarespor
dc.subjectAulas com movimentopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectSchoolchildreneng
dc.subjectClasses with movementeng
dc.subjectLearningeng
dc.titleImplementação de aulas fisicamente ativas e pausas ativas em escolas de Aracajupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Danilo Rodrigues Pereira da-
dc.description.resumoO projeto Erguer/Aracaju tem como proposta acompanhar a evolução cognitiva e do desempenho acadêmico, bem como, a diminuição do comportamento sedentário dos alunos através do movimento nas aulas. Participaram do estudo seis escolas (181 crianças dos primeiros anos do ensino fundamental). As escolas estão divididas em grupos de aulas fisicamente ativas e pausas ativas e grupo controle. Para a construção desse trabalho, utilizou-se informações empíricas a partir da coleta de dados, das reuniões semanais da equipe de pesquisa, dos diários de campo dos estagiários, filmagens das intervenções e capacitação dos professores. Já a análise foi realizada por meio de entrevistas e grupos focais. Os desafios na implementação do projeto estão na operacionalização das coletas e a integração com a agenda e demais atividades das escolas. A disponibilidade de tempo dos professores para a participação em ações de formação continuada também se apresenta como barreira. Observamos uma boa aceitação do projeto por parte dos diretores, professores e alunos, com perspectiva de continuidade.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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