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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18397
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Socialização étnico-racial e silêncio sobre raça entre universitários |
Autor(es): | Ribeiro, Barbara Santana |
Data do documento: | 18-Nov-2022 |
Orientador: | França, Dalila Xavier de |
Resumo: | O racismo é um fenômeno social que atravessa as relações humanas em diferentes ambientes e fases da vida, orientando sentimentos, crenças e comportamentos negativos em relação a alguns grupos e positivos em relação a outros, num processo de hierarquização e exclusão. Em sociedades racistas, os indivíduos se envolvem em um tipo de socialização, a qual a literatura nomeia como socialização étnico-racial, que diz respeito a comunicação de crenças, concepções e modos de entender o que são os grupos raciais, por meio de mensagens verbais e não verbais, explícitas e implícitas. Diferentes categorias de socialização são identificadas, as quais têm diversas motivações e implicações, atuando sobre as posturas que sujeitos socializados adotam em relação ao racismo, sendo engajados na luta antirracista ou silenciando em relação às questões étnico-raciais. Dentre as categorias de socialização, encontra-se o “silêncio”, que é entendido como a prática de evitar qualquer menção à raça e ao racismo nas discussões com as crianças e jovens. Estudos na área de socialização étnico-racial e do antirracismo mostram que a negação desse fenômeno produz silenciamento e, consequentemente, baixo engajamento em ações antirracistas. Nesse sentido, o presente trabalho propôs analisar a socialização étnico-racial em jovens universitários e sua relação com posturas de silenciamento ou engajamento em ações antirracistas. Para isso, foram realizados dois estudos empíricos. O primeiro teve como objetivo realizar a adaptação e validação da Escala de Ação Anti-Racismo (Anti-Racism Action Scale - ARAS) ao contexto brasileiro. O estudo demonstrou que a escala possui adequabilidade ao contexto brasileiro. O segundo estudo tomou como foco a socialização e sua relação com o antirracismo, considerando o silêncio como um fator relacionado. Foi possível perceber que os sujeitos receberam pouca socialização em todos os contextos investigados, bem como engajaram-se timidamente em ações antirracistas, sobretudo naquelas que ultrapassam o nível interpessoal. Ao considerar o silêncio, notou-se que este relaciona-se com a baixa mobilização antirracista dos indivíduos. De maneira geral, a dissertação aponta para a necessidade de fortalecer a socialização étnico-racial, sobretudo no que diz respeito à promoção de consciência sobre raça e racismo e fortalecimento de posturas antirracistas. |
Palavras-chave: | Socialização étnico-racial Racismo Silêncio Antirracismo |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | RIBEIRO, Barbara Santana. Socialização étnico-racial e silêncio sobre raça entre universitários. 2022. 177 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18397 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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