Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18423
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Economia circular no segmento de embalagens
Autor(es): Paixão, Fernando Pimentel
Arguelho, Maria de Lara Palmeira de Macedo
Vasconcelos, Cleiton Rodrigues de
Data do documento: Ago-2023
Resumo: O setor de embalagens serve como importante indicador do crescimento ou queda da produção industrial, devido à sua ampla variedade de utilização no mercado. As embalagens possuem participação direta na quantificação dos custos e na tecnologia de fabricação, sendo consideradas como parte indissociável da cadeia de valor do produto final a ser entregue. A inovação possibilitada através da economia circular aparece como uma alternativa válida em qualquer tipo de cenário, ajudando a reduzir a quantidade de material utilizado na embalagem e o desperdício gerado. A presente pesquisa de revisão bibliográfica foi dividida em etapas. Primeiramente, foi feita uma análise de cases de sucesso das soluções inovadoras advindas dos três setores com maior representatividade no guia Upstream Innovation. Em seguida, a partir da comparação das análises com as informações obtidas da literatura, foi elaborado um breve panorama mundial da economia circular. E, por último, conforme o que foi pesquisado, foi realizado um estudo de elementos que surgem como oportunidades que estimulam a inovação em embalagens nas empresas brasileiras por meio da aplicação da economia circular. Ao final, concluiu-se que há um direcionamento de grandes indústrias, marcas e varejistas para viabilizar a transição de um modelo linear para um modelo circular, havendo uma migração para o reaproveitamento de materiais em detrimento do descarte, o que consequentemente permite uma produção mais limpa e consciente.
Abstract: The packaging sector serves as an important indicator of growth or decline in industrial production, due to its wide variety of uses in the market. Packaging has a direct participation in the quantification of costs and manufacturing technology, being considered an inseparable part of the value chain of the final product to be delivered. Innovation made possible through the circular economy appears as a valid alternative in any type of scenario, helping to reduce the amount of material used in packaging and the waste it generates. This bibliographic review research was divided into stages. First, an analysis of successful cases of innovative solutions arising from the three sectors with the highest representation in the Upstream Innovation guide was carried out. Then, from the comparison of the analyzes with the information obtained from the literature, a brief world overview of the circular economy was elaborated. And, finally, according to what was researched, a study was carried out of elements that appear as opportunities that stimulate innovation in packaging in Brazilian companies through the application of the circular economy. In the end, it was concluded that there is a direction from large industries, brands and retailers to enable the transition from a linear model to a circular model, with a migration to the reuse of materials to the detriment of disposal, which consequently allows a more efficient production. clean and conscious.
Palavras-chave: Inovação
Economia circular
Embalagens
Reutilização
Innovation
Circular economy
Packaging
Reuse
ISSN: 2447-0635
Parte de : Anais do XII SIMPROD
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: DEPRO/UFS
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18423
Aparece nas coleções:Anais do XII SIMPROD (2023)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EconomiaCircularSegmentoEmbalagens.pdf406,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.