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Document Type: Artigo
Title: Inovações tecnológicas e transformações no jornalismo com as redes digitais
Authors: Franciscato, Carlos Eduardo
Issue Date: 2014
Abstract: Embora a atividade de comunicação social e particularmente o jornalismo sejam diretamente condicionados por estruturas e processos tecnológicos, o termo ‘inovação’ tem estado pouco presente nesses estudos científicos. Esse distanciamento é ainda mais significativo se considerarmos que o campo da comunicação se encontra dentro da área das Ciências Sociais Aplicadas, portanto mais próximo a uma dimensão prática e operacional do conhecimento. Da mesma forma, é significativo perceber que a constituição das indústrias de mídia a partir do século XIX teve, na tecnologia, um dos marcos fundamentais para estruturação dos grandes veículos de comunicação e suas rotinas de produção e circulação de produtos. O objetivo deste artigo é investigar as razões deste distanciamento, mesmo sendo o jornalismo uma atividade social que poderia se beneficiar diretamente da aplicação do conhecimento científico e, ao mesmo tempo possibilitar a compreensão de especificidades de processos inovativos no ambiente jornalístico. Buscaremos também demonstrar que, com um novo padrão produtivo baseado nas novas tecnologias da comunicação e da informação, o fator tecnológico tem sido estruturante das novas práticas, principalmente com a digitalização ampla de todas as dimensões do jornalismo e sua disponibilização em redes digitais online com crescente atuação social. Portanto, a inovação tecnológica é central nessas transformações, mas teoricamente frágil em uma perspectiva acadêmica._________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Although the activity of communication (and journalism in particular) is directly conditioned by structures and technological processes, the term 'innovation' has had little influence in academic studies. This gap is even more significant if we consider that the field of communication is part of Social Applied Sciences, therefore closer to a practical and operational dimension of knowledge. Likewise, it is important to realize that, since the creation of media industries in the Nineteenth Century, the technology has been one of the key milestones for the structuring of these media companies and their routines of production and circulation of products. The aim of this paper is to investigate the reasons for this gap between ‘innovation’ and academic studies. Journalism is a social activity that can be directly benefited by the application of scientific knowledge in developing new processes and products, as well as stimulates an understanding of specific innovative procedures. We also intend to demonstrate that, with new patterns of journalistic production based on the new technologies of communication and information, the technological factor has been the capacity of structuring new journalistic practices, especially in digital networks environments. Therefore, technological innovation is central in these transformations, but theoretically fragile in an academic perspective.
Keywords: Comunicação
Inovação
Tecnologia
Teorias do jornalismo
Communication
Innovation
Technology
Theories of journalism
ISSN: 2237-0722
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Citation: FRANCISCATO, C. E. Inovações tecnológicas e transformações no jornalismo com as redes digitais. Revista GEINTEC - Gestão, Inovação e Tecnologias, São Cristóvão, v. 4, n. 4, 2014. Edição especial. Disponível em: <http://www.revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/view/558>. Acesso em: 13 out. 2016.
License: Licença Creative Commons Attribution 3.0
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1844
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