Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18526
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | O ciclo do ensino de trigonometria : teoria, aplicações e uma proposta de intervenção na educação básica |
Autor(es): | Barros, Wallisson Almeida |
Data do documento: | 30-Ago-2023 |
Orientador: | Araujo, Gerson Cruz |
Resumo: | No presente trabalho, procurou-se descrever de forma sistemática o estudo de trigonometria versando desde abordagens usadas no ensino fundamental, médio, atingindo resultados advindos da graduação, compondo assim o propósito do PROFMAT, de capacitação do docente da rede básica de ensino. No texto é exposto de forma particular o estudo de trigonometria, partindo um pouco da história da teoria, mostrando como pode ser aplicado no cotidiano, deduzindo algumas fórmulas, trabalhando questões contextualizadas, tendo sempre como o objetivo sugerir um ponto de vista sobre o tema, nos diversos níveis de que a trigonometria é inserida. Tendo em vista o processo de aquisição dos conhecimentos, foram trabalhadas diferentes formas de questões, desde os presentes nos livros didáticos, questões do ENEM, que teve como foco desmistificar um pouco o trauma do conteúdo e consequentemente a aprovação dos alunos para um curso superior e de problemas retirados dos cadernos de avaliações da OBMEP, essas elaboradas pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). Por fim, foram criadas situações empíricas que foram solucionadas pelos alunos através de um material manipulável que foi modelado pelos mesmos com o monitoramento do professor. |
Abstract: | In the present work, an attempt was made to systematically describe the study of trigonometry, ranging from approaches used in primary and secondary education, reaching results arising from graduation, thus composing the purpose of PROFMAT, of training teachers in the basic education network. In the text, the study of trigonometry is exposed in a particular way, starting from the history of the theory, showing how it can be applied in everyday life, deducing some formulas, working on contextualized questions, always having as an objective to suggest a point of view on the subject, at the various levels at which trigonometry is inserted. In view of the process of acquiring knowledge, different forms of questions were worked on, from those present in textbooks, ENEM questions, which focused on demystifying a little the trauma of the content and consequently the approval of students for a higher course and of problems taken from the OBMEP assessment notebooks, those elaborated by IMPA (Institute of Pure and Applied Mathematics). Finally, empirical situations were created that were solved by the students through a manipulable material that was modeled by them with the teacher’s monitoring. |
Palavras-chave: | Trigonometria Triângulos Funções trigonométricas Trigonometria no triângulo retângulo Arco trigonométrico Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) Trigonometry in the right triangle Trigonometric arc Trigonometric functions |
área CNPQ: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Mestrado Profissional em Matemática |
Citação: | BARROS, Wallisson Almeida. O ciclo do ensino de trigonometria : teoria, aplicações e uma proposta de intervenção na educação básica. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18526 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WALLISSON_ALMEIDA_BARROS.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.