Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18542
Tipo de Documento: Monografia
Título : Danças midiáticas no contexto escolar: uma ação pedagógica para refletir sobre a figura da mulher no funk
Autor : Santos, Diná Silveira dos
Fecha de publicación : 5-oct-2023
Director(a): Queiroz, Clécia Maria Aquino de
Resumen: Este trabalho, escrito como requisito parcial do meu Trabalho de Conclusão do Curso, relata a experiência vivenciada na disciplina Estágio Supervisionado em Ensino de Dança III, ofertada pelo Departamento de Dança da Universidade Federal de Sergipe durante o oitavo período letivo curricular da Licenciatura. O estágio teve como proposta a elaboração de um projeto artístico cultural, que aqui chamarei de ação pedagógica, no qual desenvolvi juntamente com outros oito discentes do curso, usando uma metodologia pautada em exercícios práticos que visou despertar o interesse dos estudantes pela dança, uma vez que havia observado no Estágio II uma certa resistência a essa prática artística. A ação pedagógica intitulada “Danças midiáticas no contexto escolar: A mulher aos olhos da mídia”, utilizou como objeto de estudo letras do Funk, objetivando a conscientização e uma reflexão acerca de músicas midiáticas e a desvalorização da mulher nas composições desse gênero musical. O trabalho me levou à compreensão da importância da dança enquanto elemento potente na educação de adolescentes e jovens, com amplas possibilidades de alavancar discussões de temas que possam vir a contribuir para a formação cidadã dos alunos.
Resumen : This work, written as a partial requirement of my Course Completion Work, reports the experience in the Supervised Internship in Dance Teaching III discipline, offered by the Danc e Department of the Federal University of Sergipe during the eighth curricular academic period of the Degree. The purpose of the internship was to develop a cultural artistic project, which I will call here a pedagogical action, in which I developed together with eight other students on the course, using a methodology based on practical exercises that aimed to awaken students' interest in dance, since I had been observed in Stage II a certain resistance to this artistic practice. The pedagogical action entitled “Media dances in the school context: The woman in the eyes of the media”, used Funk lyrics as an object of study, aiming to raise awareness and reflect on media songs and the devaluation of women in the compositions of this musical genre. The work led me to understand the importance of dance as a powerful element in the education of adolescents and young people, with ample possibilities for promoting discussions on topics that could contribute to the citizenship formation of students.
Palabras clave : Dança
Mídia social
Dança na educação
Mulheres na arte
Funk
Música
Media Dances
Pedagogical
Action in Dance
Funk
Área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencial
Citación : SANTOS, Diná Silveira dos. Danças midiáticas no contexto escolar: uma ação pedagógica para refletir sobre a figura da mulher no funk. 2023. 27 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18542
Aparece en las colecciones: Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Diná_Silveira_Santos.pdf1,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.