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dc.contributor.authorNascimento, Rosane Rosário do-
dc.date.accessioned2023-10-19T20:05:16Z-
dc.date.available2023-10-19T20:05:16Z-
dc.date.issued2023-08-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rosane Rosário do. Resíduos eletroeletrônicos e práticas de educação ambiental crítica na formação do sujeito crítico. 2023. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18547-
dc.description.abstractThis research aimed to develop actions that show the processes surrounding the consumption and adequate disposal of electronic waste at the Colégio Estadual Professor João de Oliveira in the municipality of Poço Verde, SE, through critical Environmental Education practices that promote the formation of the subject critical. The relationship between productivity and consumption, especially in the young population, increases the production of electronic waste and its inadequate disposal in the environment, generating significant socio-environmental impacts, being a subject little discussed in the school context. For theoretical deepening, the study spoke with some authors about some points that corroborate the understanding of the problem situation. It is characterized by bibliographical and intervention research, addressing Freiriana dialectics. Data collection has a qualitative approach, using the diary and field guide as collection instruments. The application of field research with young people in the 2nd year of high school, through techniques and methodological resources that were organized in the classroom, with the practice of interdisciplinary, playful and interpretative activities, which made it possible to work with the critical opinion of the participants. The study showed that the approach through Critical Environmental Education practices helps in the formation of the critical subject and, in this way, reduces the demand that drives increased productivity and allows discussing the reduction of waste generation and correct forms of disposal. From the application of the intervention and availability of information to students, it was found that young people, despite being at the center of consumption, are open and directly concerned with environmental causes.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectRedução de resíduospor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectBens de consumopor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectDescartepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectResíduos eletroeletrônicospor
dc.subjectConsumptioneng
dc.subjectDiscardeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectElectronic wasteeng
dc.titleResíduos eletroeletrônicos e práticas de educação ambiental crítica na formação do sujeito críticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Vilar, Joelma Carvalho-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo de desenvolver ações que mostrem os processos acerca do consumo e descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos no Colégio Estadual Professor João de Oliveira no município de Poço Verde, SE, por meio de práticas de Educação Ambiental crítica que promovam a formação do sujeito crítico. A relação entre a produtividade e o consumo, principalmente na população jovem, aumenta a produção de resíduos eletroeletrônicos e o seu descarte inadequado no meio ambiente gerando impactos socioambientais significativos, sendo um assunto pouco trabalhado no âmbito escolar. Para aprofundamento teórico, o estudo conversou com alguns autores sobre alguns pontos que corroboram para o entendimento da situaçãoproblema. Caracteriza-se com pesquisa bibliográfica e de intervenção, abordando a dialética freiriana. Como coleta de dados possui abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumentos de coleta o diário e o roteiro de campo. A aplicação da pesquisa de campo com jovens do 2º ano do ensino médio, através de técnicas e recursos metodológicos que foram organizadas em sala de aula, com a prática de atividades interdisciplinares, lúdicas e interpretativas, que possibilitou trabalhar com a opinião crítica dos participantes. O estudo mostrou que a abordagem por meio das práticas da Educação Ambiental Crítica auxilia na formação do sujeito crítico e dessa forma, reduz a demanda que move o aumento da produtividade e permite discutir a redução da geração de resíduos e formas corretas de descarte. A partir da aplicação da intervenção e disponibilidade de informações para os estudantes, constatou-se que os jovens, por mais que estejam no centro do consumo, estão abertos e diretamente preocupados com as causas ambientais.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientaispt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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