Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1855
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Contribuições da teoria do enquadramento para compreender o sensacionalismo no jornalismo
Autor(es): Góes, José Cristian
Franciscato, Carlos Eduardo
Data do documento: Set-2012
Abstract: O trabalho apresenta uma revisão teórica a partir do entrelaçamento de alguns dos marcos da teoria do enquadramento (framing) com as principais formulações de um tipo de produção jornalística caracterizada como sensacionalista. Trabalhamos com a percepção de que o sensacionalismo é uma forma específica de enquadramento. Fruto da negociação entre fontes/audiências, repórteres e organizações, esse novo frame é consolidado nas empresas, não apenas por interesses mercadológicos, mas para reafirmar valores e julgamentos morais.
Palavras-chave: Framing
Teoria do enquadramento
Teorias do jornalismo
Sensacionalismo
Jornalismo popular
ISSN: 2175-4683
Instituição/Editora: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Citação: GOÉS, J. C.; FRANCISCATO, C. E. Contribuições da teoria do enquadramento para compreender o sensacionalismo no jornalismo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 35., 2012, Fortaleza. Anais eletrônicos... Fortaleza: Intercom, 2012. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2012/resumos/R7-0889-1.pdf>. Acesso em: 19 out. 2016.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1855
Aparece nas coleções:DCOS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EnquadramentoSensacionalismoJornalismo.pdf424,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.