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dc.contributor.authorLima, Neemias Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-20T12:18:05Z-
dc.date.available2023-10-20T12:18:05Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationLIMA, Neemias Oliveira. Análise mecanicista de diferentes seções de pavimentos semirrígidos para vias de tráfego pesado. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Engenharia Civil) – Departamento de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18555-
dc.description.abstractAt the beginning of the 20th century, on the European continent, studies of soil stabilization using cement began. These were intended to obtain a low-cost material and better structural performance than that obtained with commonly applied natural materials. From lean concrete, for the base of pavements, cemented crushed stone was developed. Cemented crushed stones results from the mixture of cement, water and gravel, used mainly in semirigid pavements. Its main use in Brazil is in pavements with asphalt coatings. The mechanical strength of this material is directly influenced by the proportion of each of the elements in the machined mixture, with emphasis on cement, by the application method and by the mineral origin of the components. The objective of this work is to make a mechanistic analysis of the performance of the cemented crushed stones in a typical semi-rigid pavement of the BR-101/SE, making use of the AEMC software and different performance prediction models, varying its position in the multilayer system Parameters such as stiffness, strength, particle size distribution, and dosage were altered in order to find the best applications of cemented crushed stones in pavement layers, resulting in the best pavement performance over time and finding the best possible sizing without changing layer thickness. Through the analysis, it was observed that the highest estimated service lives for the studied section were obtained for a wide application of cemented layers in the pavement, including sub-base and subgrade reinforcement layers, in contrast to the application in BR-101/SE, where cemented crushed stone was only applied in the pavement base, resulting in the shortest service life among those studied.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectPavimentaçãopor
dc.subjectInfraestrutura de transportepor
dc.subjectAnálise mecanístico-empíricapor
dc.subjectBrita graduada tratada com cimento (BTCG)por
dc.subjectDepartamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)por
dc.subjectAnálise Elástica de Múltiplas Camadas (MeDiNa)por
dc.subjectPavementeng
dc.subjectDesigneng
dc.subjectMechanistic-empirical analysiseng
dc.subjectCemented crushed stoneseng
dc.subjectConcreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ)por
dc.subjectDepartamento de Estradas e Rodagem (DNER)por
dc.subjectBrita Graduada Simples (BGTS)por
dc.titleAnálise mecanicista de diferentes seções de pavimentos semirrígidos para vias de tráfego pesadopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Fernando Silva-
dc.description.resumoNo início do Século XX, no Continente Europeu, foram iniciados os estudos de estabilização dos solos utilizando cimento. Estes tinham a finalidade de obter um material de baixo custo e desempenho estrutural melhor que o obtido com materiais naturais aplicados usualmente. A partir do concreto magro, para a base de pavimentos, foi desenvolvida a BGTC (Brita graduada tratada com cimento). A BGTC resulta da mistura de cimento, água e brita, usada principalmente em pavimentos semirrígidos. Seu uso principal no Brasil se dá em pavimentos com revestimentos asfálticos. A resistência mecânica desse material é influenciada diretamente pela proporção de cada um dos elementos da mistura usinada destacando-se o cimento, pela forma de aplicação e pela origem mineral dos componentes. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise mecanicista do desempenho da BGTC em um pavimento típico semirrígido da BR-101/SE, fazendo o uso do software AEMC e modelos de previsão de desempenho diferentes, variando a posição da mesma no sistema multicamadas. Foram alterados parâmetros de rigidez, resistência, granulometria e dosagem, a fim de encontrar as melhores aplicações da BGTC na composição do pavimento, e assim, o melhor desempenho do pavimento ao longo do tempo e encontrando o melhor dimensionamento possível do mesmo sem alterações de espessuras de camadas. Diante das análises, foi observado que as maiores vidas de serviço estimadas para a seção estudada foram obtidas para uma ampla aplicação de camadas cimentadas no pavimento, inclusive nas camadas de sub-base e reforço de subleito, diferentemente ao aplicado na BR-101/SE, com aplicação da BGTC apenas na base do pavimento, cuja vida de serviço foi a menor entre as estudadas.pt_BR
dc.publisher.departmentDEC - Departamento de Engenharia Civil – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS; PROJETO E CONSTRUCAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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