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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18567
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Saneamento ambiental e design thinking como estratégia para prática de educação ambiental crítica na escola São Francisco de Assis, São José da Coroa Grande-PE |
Autor(es): | Melo, Sumara Wedja da Silva |
Data do documento: | 24-Ago-2023 |
Orientador: | Batista, Rosana de Oliveira Santos |
Coorientador: | Shimada, Shiziele de Oliveira |
Resumo: | Articular Design Thinking (DT) à Educação Ambiental Crítica tem se mostrado um caminho possível para a promoção de uma transformação social em prol da realidade socioambiental. Na atualidade, há uma demanda crescente por uma educação ambiental crítica que objetivem promover práticas educativas mobilizadoras de intervenção direta, sobre os problemas socioambientais que afetam as comunidades. No entanto, em locais com saneamento inadequado há uma demanda por investimentos, cuja importância é mitigar os efeitos da degradação ambiental derivados da ausência de saneamento ambiental. A relação Educação Ambiental Crítica e Saneamento Ambiental segue um processo essencial para socialização de conhecimentos, autonomia e democratização de decisões. A pesquisa teve como objetivo geral analisar a abordagem do Design Thinking (DT) para a compreensão dos problemas socioambientais de saneamento ambiental no entorno da Escola São Francisco de Assis, em São José da Coroa Grande/PE, como estratégia para a prática de Educação Ambiental Crítica. A pesquisa adotou o método dialético como abordagem qualitativa e o estudo de caso como tipo de pesquisa, visando conhecer e compreender um problema in loco. Os resultados da pesquisa apontam que o Design Thinking pode ser uma abordagem relevante para a inserção de práticas de Educação Ambiental Crítica na Educação Básica. A partir da utilização dessa abordagem, os estudantes foram capazes de identificar problemas de saneamento ambiental e os riscos inerentes à saúde pública no processo de degradação ambiental. Além disso, eles construíram análises críticas sobre os problemas de saneamento ambiental no entorno da escola e seus impactos, por meio da internalização de valores ambientais. A abordagem do DT favoreceu a Educação Ambiental Crítica, sobretudo por focar nas pessoas e em suas necessidades, permitindo que os sujeitos se voltem para sua realidade, identifiquem problemas a serem solucionados e contextualizem um tema por meio das etapas de descoberta, imersão, ideação, experimentação e evolução. O desenvolvimento das etapas evidenciou que a articulação entre Design Thinking e Educação Ambiental Crítica é um caminho viável para promover a transformação social em consonância com as realidades sociais e ambientais. A relação entre Educação Ambiental Crítica e Saneamento Ambiental é essencial para a socialização de conhecimentos, autonomia e democratização de decisões. Além disso, a pesquisa destacou o relevante papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem de Educação Ambiental Crítica. Portanto, a pesquisa ressalta a importância da Educação Ambiental Crítica como uma dimensão essencial para a promoção de práticas educativas mobilizadoras de intervenção direta nos problemas socioambientais que afetam as comunidades, buscando a socialização de conhecimentos, autonomia e democratização de decisões. Por fim, o Design Thinking apresentou uma experiência significativa para a promoção de Educação Ambiental Crítica na formação de cidadania ambiental e para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. |
Abstract: | Articulating Design Thinking (DT) to Critical Environmental Education has shown to be a possible way to promote a social transformation in favor of socio-environmental reality. Currently, there is a growing demand for critical environmental education that aims to promote educational practices that mobilize direct intervention on socio-environmental problems that affect communities. However, in places with inadequate sanitation there is a demand for investments, the importance of which is to mitigate the effects of environmental degradation derived from the absence of environmental sanitation. The relationship Critical Environmental Education and Environmental Sanitation follows an essential process for the socialization of knowledge, autonomy and democratization of decisions. The general objective of the research was to analyze the Design Thinking (DT) approach for understanding the socio-environmental problems of environmental sanitation around the São Francisco de Assis School, in São José da Coroa Grande/PE, as a strategy for the practice of critical Education Environmental. The research adopted the dialectical method as a qualitative approach and the case study as a type of research, aiming to know and understand a problem "in loco". The research results indicate that Design Thinking can be a relevant approach for the insertion of Critical Environmental Education practices in Basic Education. Using this approach, students were able to identify environmental sanitation problems and the risks inherent to public health in the process of environmental degradation. In addition, they built critical analysis on the socio-environmental problems of environmental sanitation around the school and its impacts, through the internalization of environmental values. The DT approach favored critical environmental education, mainly because it focused on people and their needs, allowing subjects to turn to their reality, identify problems to be solved and contextualize a theme through the stages of discovery, immersion, ideation, experimentation and evolution. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Pernambuco Saneamento Educação básica Pedagogia crítica Política pública Design thinking Educação ambiental crítica Saneamento ambiental Critical environmental education Environmental sanitation Basic education |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
Citação: | MELO, Sumara Wedja da Silva. Saneamento ambiental e design thinking como estratégia para prática de educação ambiental crítica na escola São Francisco de Assis, São José da Coroa Grande-PE. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18567 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ciências Ambientais |
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