Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18579
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Educação patrimonial e ensino religioso: projeto de intervenção na Escola Municipal São Cristóvão, Sergipe
Autor(es): Lima, José Jairo Santos
Data do documento: 5-Jul-2023
Orientador: Bonfim, Luís Américo Silva
Resumo: A presente dissertação intitulada como “Educação Patrimonial e Ensino Religioso: Projeto de intervenção na Escola Municipal São Cristóvão, Sergipe”, teve como objetivo geral a execução de um plano de ações e estratégias de educação patrimonial que abordassem o vasto patrimônio cultural religioso de São Cristóvão-SE na consolidação da experiência do ensino religioso na Escola Municipal São Cristóvão. Essa pesquisa utilizou o método dedutivo para o desenvolvimento, tratou-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, que fez uso dos procedimentos técnicos que envolveram: pesquisa bibliográfica, pesquisa empírica e participante. A utilização da pesquisa bibliográfica foi construída por contribuições de autores renomados em cada área pesquisada e citada, o instrumento de coleta de dados utilizado neste trabalho foi o questionário e observação. No campo empírico foi desenvolvido um projeto de intervenção na Escola Municipal São Cristóvão, instituição onde aconteceu o projeto. Diante dos resultados e discussões, foi compreendido que um estudo mais detalhado sobre a educação patrimonial, que levasse em conta o conjunto patrimonial cultural religioso dessa cidade, poderia contribuir para a criação do suporte teórico-conceitual e prático para os professores de educação patrimonial e ensino religioso e outros componentes curriculares que de forma interdisciplinar, estivessem interligados pela necessidade de ações estratégicas educacionais. Logo, foi pertinente o desenvolvimento de ações de Educação Patrimonial na construção de materiais didáticos, seja em ambiente escolar, de memória e sociedade, que auxiliassem na disseminação de práticas de preservação, valorização e informação a respeito do patrimônio cultural material e imaterial religioso.
Abstract: This dissertation entitled Heritage Education and Religious Education: Intervention Project at the São Cristóvão, Sergipe Municipal School, which had as its general objective the execution of an action plan and heritage education strategies that addressed the vast religious cultural heritage of São Cristóvão-SE in consolidating the experience of religious teaching at the São Cristóvão Municipal School. This research used the deductive method for development, it was an exploratory and descriptive study, with a qualitative approach, which made use of the technical procedures that involved: bibliographic research, empirical research and participant. The use of bibliographic research was built by contributions from renowned authors in each researched and cited area, the data collection instrument used in this work was the questionnaire and observation. In the empirical field, an intervention project was developed at Escola Municipal São Cristóvão, the institution where the project took place. In view of the results and discussions, it was understood that a more detailed study on heritage education, which took into account the cultural and religious heritage of this city, could contribute to the creation of theoretical-conceptual and practical support for teachers of heritage education and teaching religious and other curricular components that, in an interdisciplinary way, were interconnected by the need for strategic educational actions Therefore, the development of Heritage Education actions in the construction of didactic materials, whether in a school, memory and society environment, (which would help in the dissemination of practices of preservation, appreciation and information regarding material and immaterial religious cultural heritage).
Palavras-chave: Religião
São Cristóvão (SE)
Ensino religioso
Religião nas escolas públicas
Patrimônio cultural
Memória coletiva
Identidade social
Educação
Patrimônio
Identidade cultural
Memória
Saber local
Education
Heritage
Cultural identity
Memory
Local knowledge
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ciências da Religião
Citação: LIMA, José Jairo Santos. Educação patrimonial e ensino religioso: projeto de intervenção na Escola Municipal São Cristóvão, Sergipe. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18579
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_JAIRO_SANTOS_LIMA.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.