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dc.contributor.authorSantos, Isadora Mendes Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-30T15:05:43Z-
dc.date.available2023-10-30T15:05:43Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Isadora Mendes Oliveira. Biodireito, bioética e arte : uma reflexão sobre a violência obstétrica a partir do Sketch Comedy Britânico Monty Python. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Direito) – Departamento de Direito, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18598-
dc.description.abstractThis present work seeks to adress the issue of obstetric violence, based on a joint study between Law, Art and Bioethics, using as paradigm the sketch comedy The Meaning of Life – Part I: The Miracle of Birth, considering the essentiality of childbirth for human creation, as well the normalization of medicalization e hospitalization of the parturient in the contemporary social context. Thus, the inductive phenomenological method was choosen with qualitative research and theoretical thesis, using documentary material from films, documentaries, paintings and photographs, as well as diversified bibliographic material in books, journal articles and jurisprudence. Based on the indicated comedy, a dialogue was created with the Brazilian trilogy O Renascimento do Parto in order to locate the approach to the theme in Brazil, which still does not have a rule that directly deals with the terminology “obstetric violence”. Thus, the work presents a critical reflection on obstetric violence considering bioethical principles as guiding sources of medical conduct. In the end, it was concluded that a good delivery is a humanized delivery, regardless of whether it is a surgical or natural delivery.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDireitopor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectViolência obstétricapor
dc.subjectBioéticapor
dc.subjectBiodireitopor
dc.subjectComédiapor
dc.subjectDireito e artepor
dc.subjectPartopor
dc.subjectObstetric violenceeng
dc.subjectBioethicseng
dc.subjectBiolaweng
dc.subjectComedyeng
dc.subjectLaw and arteng
dc.subjectChildbirtheng
dc.subjectSketch Comedy Britânico Monty Pythoneng
dc.titleBiodireito, bioética e arte : uma reflexão sobre a violência obstétrica a partir do Sketch Comedy Britânico Monty Pythonpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Miriam Coutinho de Faria-
dc.description.resumoO presente trabalho busca enfrentar o tema da violência obstétrica, a partir do estudo conjunto entre Direito, Arte e Bioética, utilizando como paradigma o esquete de comédia O Sentido da Vida – Parte I: O Milagre do Nascimento, considerando a essencialidade do parto para a formação humana, bem como a normalização da medicalização e hospitalização da parturiente no contexto social contemporâneo. Assim, foi escolhido como método de pesquisa o fenomenológico de caráter indutivo com a pesquisa qualitativa e tese teórica, com emprego de material documental de filmes, documentários, pinturas e fotografias, bem como material bibliográfico diversificado em livros, artigos de periódicos e jurisprudências. Com base na comédia indicada, foi criado um diálogo com a trilogia brasileira O Renascimento do Parto com o intuito de localizar a abordagem do tema no Brasil, que ainda não possui um regramento que trate de forma direta a terminologia “violência obstétrica”. Dessa forma, o trabalho apresenta uma reflexão crítica sobre a violência obstetrícia considerando os princípios bioéticos como fontes balizadoras das condutas médicas. Ao final, concluiu-se que um bom parto, é um parto humanizado, não importando ser o mesmo um parto cirúrgico ou natural.pt_BR
dc.publisher.departmentDDI - Departamento de Direito – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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