Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18622
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Danielle Neres dos-
dc.date.accessioned2023-11-01T21:18:34Z-
dc.date.available2023-11-01T21:18:34Z-
dc.date.issued2023-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Danielle Neres dos. Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social : uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18622-
dc.description.abstractThis action-research work is based on reading practices to improve the levels of reading skills of students from stage 8 class B, enrolled at the Monsenhor Carlos Camélio Costa State School. During the course of investigation, it was verified the difficulty of the students in aspects of reading comprehension of multisemiotic texts. Therefore, to contribute to the learning process of the students of that institution and to collaborate with the training of Basic Education teachers, a pedagogical notebook was produced as an educational product based on the genre of news published on a social network. In order to increase reading competence, activities were selected and applied that include reading, analysis and interpretation of news, also due to a gap in the development of reading skills regarding informative texts. In addition, in post-truth times, students are susceptible to sharing false information, , which makes essential a categorical intervention so that they can analyze multisemiotic elements in order to verify the information and avoid consequences arising from the absence of a reading. critical and reflective, so that they can analyze multisemiotic elements in order to verify the information and avoid consequences arising from the absence of a critical and reflective reading. With the application of the educational product, a satisfactory, productive and significant result was obtained, since, with the activities developed, the students were able to perceive reading as a necessary social practice for life. Thus, it is expected this research and the didactic sequence presented here will contribute to possible changes in the educational context, involving language teaching. As theoretical support, this work was based on: Leffa (1996), Marcuschi (2008), Rojo (2012 and 2013), Santaella (2012), Solé (2014), Kress and Van Leuween (2010), Koch and Elias ( 2018), Soares (2009), Fairclough (1998) and Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004).eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLinguagens e línguaspor
dc.subjectEnsino de linguagenspor
dc.subjectEnsino de leiturapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectLetramento informacionalpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectNotíciapor
dc.subjectLetramentos multissemióticospor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectNewseng
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectMultisemiotic literacyeng
dc.titlePráticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social : uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa-ação pauta-se em práticas de leitura para aprimorar os níveis de habilidades leitoras dos estudantes do 8º B, matriculados na Escola Estadual Monsenhor Carlos Camélio Costa. Durante o percurso de investigação, verificou-se a dificuldade dos discentes em aspectos de compreensão leitora dos textos multissemióticos. Logo, para contribuir com o processo de aprendizagem dos discentes da referida instituição e para colaborar com a formação de professores da Educação Básica, foi produzido um caderno pedagógico como produto educacional a partir do gênero notícia publicada em rede social. Com o intuito de ampliar a competência leitora, foram selecionadas e aplicadas atividades que contemplam a leitura, a análise e a interpretação de notícias, devido também a uma lacuna no desenvolvimento de habilidades leitoras quanto a textos informativos. Além disso, em tempo de pós-verdade, os estudantes estão suscetíveis ao compartilhamento de informações falsas, o que se torna imprescindível uma intervenção categórica para que eles possam analisar elementos multissemióticos a fim de verificar a informação e evitar consequências provenientes da ausência de uma leitura crítica e reflexiva. Com a aplicação do produto educacional, obteve-se um resultado satisfatório, produtivo e significativo, já que, com as atividades desenvolvidas, os discentes puderam perceber a leitura como uma prática social necessária para a vida. Assim, espera-se que esta pesquisa e a sequência didática aqui apresentada contribuam para possíveis mudanças no contexto educacional, envolvendo o ensino de língua. Como suporte teórico, tal trabalho embasou-se em: Leffa (1996), Marcuschi (2008), Rojo (2012 e 2013), Santaella (2012), Solé (2014), Kress e Van Leuween (2010), Koch e Elias (2018), Soares (2009), Fairclough (1998) e Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLE_NERES_SANTOS.pdf10,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.