Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18623
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Danielle Neres dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T21:38:02Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T21:38:02Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18623 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social : uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos (Dissertação) | pt_BR |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Notícia | por |
dc.subject | Redes sociais | por |
dc.subject | Letramentos multissemióticos | por |
dc.title | Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social: uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos (Caderno pedagógico) | pt_BR |
dc.type | Caderno pedagógico | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo autor | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Damaceno, Taysa Mércia dos Santos | - |
dc.description.resumo | Após a realização de pesquisas e de diagnósticos, foram selecionadas e aplicadas atividades, presentes neste caderno, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais matriculados em 2023, em uma escola pública estadual localizada no município de Aracaju (Sergipe). O tema deste produto é “Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social: uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos” e todas A partir gênero notícia, apresentamos uma sequência de atividades que visam estimular a prática habitual de forma crítica e reflexiva, para que os estudantes possam analisar elementos da semiose e também a veracidade da informação, utilizando mecanismos básicos de checagem. Além disso, durante a sequência, levaremos o aluno a refletir sobre o seu papel no combate à desinformação. Com o intuito de contribuir para a ampliação da competência leitora, serão apresentadas atividades que contemplem a análise e o estudo do gênero em questão, já que há uma lacuna no desenvolvimento de habilidades leitoras quanto a textos informativos. Ademais, em tempo de pós-verdade, os estudantes estão suscetíveis ao compartilhamento de informações falsas, o que se torna imprescindível uma intervenção categórica a fim de evitar consequências provenientes da ausência de uma leitura crítica e reflexiva. Vale destacar que o trabalho com a leitura no processo de ensino-aprendizagem é necessário e, para isso, foi baseado em estudos teóricos e, dentre eles, fundamentações de SOLE (2014), ao ressaltar que um dos desafios da escola é contribuir para que os discentes aprendam a ler corretamente, já que a aquisição da leitura é fundamental para que o indivíduo possa agir com autonomia na sociedade. Logo, em busca de apresentar caminhos para o ensino de leitura será apresentada uma Sequência Didática que proporcione atividades em que os educandos percebam a leitura como uma prática social necessária para a vida. | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação Profissional em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras (recursos educacionais e técnicos) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DANIELLE_NERES_SANTOS-CadPedagogico.pdf | 8,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.