Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18623
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Danielle Neres dos-
dc.date.accessioned2023-11-01T21:38:02Z-
dc.date.available2023-11-01T21:38:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18623-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofPráticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social : uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos (Dissertação)pt_BR
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectNotíciapor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectLetramentos multissemióticospor
dc.titlePráticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social: uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos (Caderno pedagógico)pt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo autorpt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos-
dc.description.resumoApós a realização de pesquisas e de diagnósticos, foram selecionadas e aplicadas atividades, presentes neste caderno, com estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais matriculados em 2023, em uma escola pública estadual localizada no município de Aracaju (Sergipe). O tema deste produto é “Práticas de leitura por meio do uso de notícias postadas em rede social: uma proposta para o ensino de letramentos multissemióticos” e todas A partir gênero notícia, apresentamos uma sequência de atividades que visam estimular a prática habitual de forma crítica e reflexiva, para que os estudantes possam analisar elementos da semiose e também a veracidade da informação, utilizando mecanismos básicos de checagem. Além disso, durante a sequência, levaremos o aluno a refletir sobre o seu papel no combate à desinformação. Com o intuito de contribuir para a ampliação da competência leitora, serão apresentadas atividades que contemplem a análise e o estudo do gênero em questão, já que há uma lacuna no desenvolvimento de habilidades leitoras quanto a textos informativos. Ademais, em tempo de pós-verdade, os estudantes estão suscetíveis ao compartilhamento de informações falsas, o que se torna imprescindível uma intervenção categórica a fim de evitar consequências provenientes da ausência de uma leitura crítica e reflexiva. Vale destacar que o trabalho com a leitura no processo de ensino-aprendizagem é necessário e, para isso, foi baseado em estudos teóricos e, dentre eles, fundamentações de SOLE (2014), ao ressaltar que um dos desafios da escola é contribuir para que os discentes aprendam a ler corretamente, já que a aquisição da leitura é fundamental para que o indivíduo possa agir com autonomia na sociedade. Logo, em busca de apresentar caminhos para o ensino de leitura será apresentada uma Sequência Didática que proporcione atividades em que os educandos percebam a leitura como uma prática social necessária para a vida.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLE_NERES_SANTOS-CadPedagogico.pdf8,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.