Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Valdeci dos-
dc.date.accessioned2023-11-01T22:05:21Z-
dc.date.available2023-11-01T22:05:21Z-
dc.date.issued2023-08-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Valdeci dos. Heróis, mitos, interdiscursividade e práticas sociais : proposta para mediação de leitura na educação básica. 2023. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18624-
dc.description.abstractReading and writing enlarge social interactions of individuals and enrich them culturally. Standard assessments such as PROVA BRASIL and PISA, which measure students’ proficiency, show that the average of reading understanding is literal, that there is little abstractions and tends to be restrict to short sentences. Developing reading and writing skills must be a priority at school. The practice of reading in the classroom proves to be insufficient or not stimulating enough to reach the necessary proficiency. Aware of this issue and how important is the effective use of the languages in the social actions, this paper focuses on the use of strategies and reading mediation with the aim of arising, first, the desire to read and thus building up reading skills and promoting curious readers capable to seeking their own readings.The research seeks to join films whose plot is based on mythical characters with texts from mythology. It intends to verify if this articulation (conection) will bring the students interest on other interdiscussive readings. The participating students are from the eighth grade of a public elementary school located in Aracaju SE. Action research methodology is applied supported by Solé (1998), Freire (1988), Koch and Elias (2009), Ferrarezi Jr. and Carvalho (2017), Kleiman (2016), Napolitano (2018).eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLinguagens e línguaspor
dc.subjectEnsino de leiturapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectCompreensão na leiturapor
dc.subjectFilme cinematográficopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEstratégias de leiturapor
dc.subjectPersonagens míticospor
dc.subjectInterdiscursividadepor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReading strategieseng
dc.subjectInterdiscursivityeng
dc.subjectMithologyeng
dc.titleHeróis, mitos, interdiscursividade e práticas sociais : proposta para mediação de leitura na educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Damaceno, Taysa Mércia dos Santos Souza-
dc.description.resumoA leitura amplia as relações sociais dos indivíduos e os enriquece culturalmente. Avaliações estandardizadas como PROVA BRASIL E PISA que aferem o desempenho em leitura evidenciam que a compreensão média dos estudantes é literal, que há pouca abstração e tende a se restringir a frases curtas. Desenvolver a competência de leitura e de escrita deve ser papel prioritário na escola. A prática de leitura durante as aulas mostra-se insuficiente ou pouco estimuladora para que se alcance a proficiência necessária para a compreensão dos textos lidos. Ciente dessa problemática e do quão importante é o domínio e o uso efetivo das linguagens nas práticas socias, o presente trabalho dá atenção ao uso de estratégias e da mediação de leitura com o intuito de primeiro, despertar a vontade de ler e assim desenvolver a habilidade leitora e formar leitores curiosos e capazes de buscar suas próprias leituras. A pesquisa procura articular filmes cujo enredo tem por base personagens míticos com textos da mitologia, intencionando verificar se essa articulação provocará o interesse dos alunos na busca de outras leituras interdiscursivas. Os discentes participantes são do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada em Aracaju, SE. A metodologia empregada é a da pesquisa-ação subsidiada pelo pensamento de Solé (1998), Freire (1988), Koch e Elias (2009), Ferrarezi Jr. e Carvalho (2017), Kleiman (2016), Napolitano (2018) entre outros.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA_VALDECI_SANTOS.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.