Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1863
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: O jornalismo e a reformulação da experiência do tempo nas sociedades ocidentais
Authors: Franciscato, Carlos Eduardo
Issue Date: Sep-2005
Abstract: As experiências iniciais do jornalismo nos séculos XVII e XVIII nas sociedades ocidentais e sua consolidação como uma prática social institucionalizada a partir do século XIX possibilitaram a construção de um tipo específico de experiência social do tempo presente, em que uma diversidade de fenômenos temporais ganhou especificidade devido à existência e atuação da instituição jornalística. Buscaremos demonstrar, neste paper, que o tempo presente é uma dimensão essencial ao jornalismo, desenvolvendo um estudo de caráter sociológico, com base em um percurso histórico como estratégia metodológica para, então, destacar cinco tipos de fenômenos temporais que o jornalismo opera, aos quais proporemos cinco categorias descritivas: instantaneidade, simultaneidade, periodicidade, novidade e revelação pública.
Keywords: Jornalismo
História do jornalismo
Tempo presente
Journalism
Journalism history
Present time
ISSN: 2175-4683
Publisher / Institution : Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Citation: FRANSCISCATO, C. E. O jornalismo e a reformulação da experiência do tempo nas sociedades ocidentais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: Intercom, 2005. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/resumos/R0109-1.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2017.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1863
Appears in Collections:DCOS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JornalismoReformulacaoOcidentais.pdf67,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.