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dc.contributor.authorSantos, Mony Grazielle Barros-
dc.date.accessioned2023-11-09T14:10:48Z-
dc.date.available2023-11-09T14:10:48Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Mony Grazielle Barros. Espaço de ciranda infantil : uma proposta para o programa de educação ambiental com comunidades costeiras - PEAC/SE. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18630-
dc.description.abstractThe Environmental Education Program with Coastal Communities (PEAC), since 1999, has been carrying out activities in the state of Sergipe that meet the specific conditions of the Brazilian Institute of the Environment and Renewable Natural Resources (Ibama), aiming to mitigate the impacts of oil exploration and compensate coastal communities socioeconomically affected by the actions of these enterprises. Developed according to the basic principles of Environmental Education (EE) defined by the National Policy on Environmental Education (PNEA) and the Decree that regulates it, PEAC develops projects from the perspective of Critical Environmental Education, in order to politically strengthen the social actors directly affected by oil and gas exploration, through the expanded training of these subjects, enabling them to intervene in qualified public environmental management and access to other policies. Since when did it appear, PEAC's actions have been aimed only at young people and adults, not including the participation of children. In this sense, the present dissertation has as its general objective to demonstrate that the Children's Ciranda Spaces can be educational instruments, of Critical Environmental Education, helping in the political formation of the Environmental Education Program with Coastal Communities (PEAC). The research analysis was based on the dialectical method. To achieve the proposed objectives, the following methodological procedures were developed: theoretical foundation; qualitative research and field research, where free and participant observations were carried out, photographic records and the elaboration of a theoretical-methodological action proposal that makes it possible to develop Critical EE practices with children in non-formal education spaces. To present the construction process and the results of the research, data instruments such as tables, figures, photographs and video were used. At the end of the research, we concluded that the actions developed during the PEAC Children's Ciranda contributed to the self-organization and strengthening of the autonomy of the subjects involved, within the training processes promoted by the Program. Finally, we hope that the educational instrument of this research will contribute to other educators feeling encouraged to implement and/or work in non-formal education spaces, developing actions and practices of Environmental Education with a critical bias towards children and young people.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe - FAPESE-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectImpacto ambientalpor
dc.subjectPedagogia críticapor
dc.subjectPrograma de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC)por
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectEspaço não-formalpor
dc.subjectCiranda infantilpor
dc.subjectCritical environmental educationeng
dc.subjectNon-formal spaceeng
dc.subjectChildren's cirandaeng
dc.titleEspaço de ciranda infantil : uma proposta para o programa de educação ambiental com comunidades costeiras - PEAC/SEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Shimada, Shiziele de Oliveira-
dc.description.resumoO Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC), desde 1999, executa no estado de Sergipe atividades que atendem às condicionantes específicas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), visando mitigar os impactos da exploração petrolífera e compensar as comunidades costeiras atingidas socioeconomicamente pelas ações desses empreendimentos. Elaborado segundo os princípios básicos da Educação Ambiental (EA) definidos pela Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e pelo Decreto que a regulamenta, o PEAC desenvolve projetos na perspectiva da Educação Ambiental Crítica a fim de fortalecer politicamente os atores sociais diretamente atingidos pela exploração de petróleo e gás, através da formação ampliada desses sujeitos, possibilitando a eles uma intervenção qualificada na gestão ambiental pública e no acesso a outras políticas. Desde o seu surgimento, as ações do PEAC estiveram voltadas somente ao público jovem e adulto, não contemplando a participação das crianças. Nesse sentido, a presente dissertação tem como objetivo demonstrar que os Espaços de Ciranda Infantil podem ser instrumentos educacionais da Educação Ambiental Crítica, auxiliando na formação política do Programa de Educação Ambiental com Comunidades Costeiras (PEAC). A análise da pesquisa esteve fundamentada no método dialético. A fim de alcançar os objetivos propostos, foram elaborados os seguintes procedimentos metodológicos: fundamentação teórica; pesquisa qualitativa e pesquisas de campo, em que foram realizadas observações livres e participantes, registros fotográficos e a elaboração de uma proposta de atuação teórico-metodológica que possibilite desenvolver práticas de EA Crítica com crianças em espaços de educação nãoformal. Com o propósito de apresentar o processo de construção e os resultados da pesquisa, foram utilizados instrumentos de dados como: quadros, figuras, fotografias e vídeo. Ao final da pesquisa, conclui-se que as ações desenvolvidas durante a Ciranda Infantil do PEAC contribuíram para a auto-organização e o fortalecimento da autonomia dos sujeitos envolvidos, dentro dos processos formativos promovidos pelo Programa. Por fim, espera-se que o instrumento educacional desta pesquisa contribua para que outras educadoras e educadores sintam-se estimuladas(os) a implementar e/ou atuar em espaços de educação não-formal, desenvolvendo ações e práticas de Educação Ambiental com o viés crítico para/com o público infanto-juvenil.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Rosana de Oliveira Santos-
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

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