Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18677
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Marcos Gabriel Nunes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-17T13:35:16Z | - |
dc.date.available | 2023-11-17T13:35:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-09 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Marcos Gabriel Nunes da. Aprendizado duradouro das leis de Newton: uma abordagem baseada em unidades de ensino potencialmente significativas. 2023. Monografia (graduação em Física) - Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18677 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Leis de Newton | por |
dc.subject | Física | por |
dc.subject | Ensino superior (UFS) | por |
dc.subject | Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) | por |
dc.title | Aprendizado duradouro das leis de Newton : uma abordagem baseada em unidades de ensino potencialmente significativas | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Celso José Viana | - |
dc.description.resumo | O presente estudo baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e implementou uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com o propósito de ensinar as Leis de Newton a turmas do primeiro ano do ensino médio. O objetivo central foi apresentar a metodologia da UEPS e avaliar seu impacto nas turmas, adotando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do estudo. Utilizamos duas abordagens complementares: a observação registrada em um diário de bordo e a aplica ̧c ̃ao de questionários respondidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que os objetivos estabelecidos foram alcançados. A abordagem adotada favoreceu a aprendizagem significativa, possibilitando uma compreensão ̃ao sólida e duradoura das Leis de Newton por parte dos alunos. Este trabalho ressalta a eficácia da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da UEPS como estratégias pedagógicas inovadoras no ensino das ciências e enfatiza a importância da aprendizagem significativa na construção do conhecimento e no desenvolvimento de um aprendizado mais eficaz e duradouro no campo das ciências. | pt_BR |
dc.publisher.department | DFCI - Departamento de Física – Física – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana-SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcos_Gabriel_Nunes_Cunha.pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.