Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18677
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Marcos Gabriel Nunes da-
dc.date.accessioned2023-11-17T13:35:16Z-
dc.date.available2023-11-17T13:35:16Z-
dc.date.issued2023-11-09-
dc.identifier.citationCUNHA, Marcos Gabriel Nunes da. Aprendizado duradouro das leis de Newton: uma abordagem baseada em unidades de ensino potencialmente significativas. 2023. Monografia (graduação em Física) - Departamento de Física, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18677-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectEnsino superior (UFS)por
dc.subjectUnidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS)por
dc.titleAprendizado duradouro das leis de Newton : uma abordagem baseada em unidades de ensino potencialmente significativaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Celso José Viana-
dc.description.resumoO presente estudo baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e implementou uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) com o propósito de ensinar as Leis de Newton a turmas do primeiro ano do ensino médio. O objetivo central foi apresentar a metodologia da UEPS e avaliar seu impacto nas turmas, adotando uma abordagem qualitativa. A coleta de dados desempenhou um papel crucial no desenvolvimento do estudo. Utilizamos duas abordagens complementares: a observação registrada em um diário de bordo e a aplica ̧c ̃ao de questionários respondidos pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que os objetivos estabelecidos foram alcançados. A abordagem adotada favoreceu a aprendizagem significativa, possibilitando uma compreensão ̃ao sólida e duradoura das Leis de Newton por parte dos alunos. Este trabalho ressalta a eficácia da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e da UEPS como estratégias pedagógicas inovadoras no ensino das ciências e enfatiza a importância da aprendizagem significativa na construção do conhecimento e no desenvolvimento de um aprendizado mais eficaz e duradouro no campo das ciências.pt_BR
dc.publisher.departmentDFCI - Departamento de Física – Física – Itabaiana - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localItabaiana-SEpt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos_Gabriel_Nunes_Cunha.pdf2,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.