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dc.contributor.authorSilva, Anneli Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-11-22T19:22:17Z-
dc.date.available2023-11-22T19:22:17Z-
dc.date.issued2023-07-24-
dc.identifier.citationSILVA, Anneli Rodrigues. Gêneros jornalísticos e letramentos midiáticos nas séries iniciais : uma experiência em uma escola pública de Aracaju/SE. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18699-
dc.description.abstractThis dissertation research aimed to understand the relevance of news genre as a teaching resource in the media literacy of elementary school students from a public school in Aracaju/SE. We considered that journalism text genres play a relevant role in the reading and writing process and thus should be used as a teaching resource. We sought to verify how journalism genres are used and how they are found in the school routine, so that they can contribute to literacy and multiliteracy processes, which undoubtedly promote the communication act. The methodology chosen was a qualitative action-research field study, which included questionnaires applied to the students and interviews with teachers. These tools aimed to collect a sample of the participants’ knowledge, attitudes, and behaviors, that is, to obtain the research design. In addition, workshops were carried out, by developing activities with the use of printed newspapers, magazines, and digital platforms, to promote a relation between theory and practice and consequent rapport between researcher and participants. The data collected was interpreted based on the theoretical background, with triangulation of the data obtained from the questionnaires, interviews, and the analytical field diary of the workshops held throughout the study. This research shall contribute to new understandings of the teaching-learning process, more specifically, the journalism genre. This genre constitutes a media resource that enables the dissemination of knowledge allowing the analysis of endless social practice situations able to insert the individuals in society from a more critical, reflexive, and participant education. Moreover, it promotes the work with different types of language, that is, multiliteracy.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação - estudo e ensinopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectEnsino – meios auxiliarespor
dc.subjectJornalismo e educaçãopor
dc.subjectEnsino fundamental – Aracaju (SE)por
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectLetramento midiáticopor
dc.subjectGêneros jornalísticospor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectMedia literacyeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectMedia Resourceseng
dc.subjectMultiliteracyeng
dc.titleGêneros jornalísticos e letramentos midiáticos nas séries iniciais : uma experiência em uma escola pública de Aracaju/SEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mezzaroba, Cristiano-
dc.description.resumoA presente pesquisa de dissertação teve como objetivo compreender a relevância dos gêneros jornalísticos como recurso didático para o letramento midiático dos alunos do Ensino Fundamental em uma escola Pública de Aracaju/ SE, tendo em vista que os gêneros textuais da esfera jornalística, por apresentarem um importante papel no processo de leitura e escrita, trazem consigo um destaque para seu uso como recurso didático. Procurou-se verificar como os gêneros jornalísticos são utilizados e de que forma estão presentes no cotidiano escolar, de modo a contribuir no processo de letramento e multiletramentos, os quais contribuirão, de forma significativa, para formar o ato comunicativo. A metodologia consistiu em uma pesquisa de campo do tipo pesquisa-ação de abordagem qualitativa, em que foram aplicados questionários aos alunos e entrevistas com professores, visando recolher uma amostra do conhecimento, atitudes e comportamentos dos participantes, ou seja, ter um delineamento da pesquisa. Além disso, foram realizadas oficinas, por meio de atividades, utilizando o uso de jornais impressos, revistas e o uso da plataforma digital, a fim que houvesse uma relação entre a teoria e a prática, e como consequência o envolvimento entre pesquisador e participante. Os dados coletados foram interpretados a partir da fundamentação teórica, triangulando com os dados obtidos a partir de questionários, entrevistas e diário de campo analítico das oficinas realizados no decorrer do estudo. Essa pesquisa contribuirá para novos entendimentos do processo ensino-aprendizagem, especificamente, dos gêneros textuais jornalísticos, por ser um recurso midiático responsável pela difusão de conhecimentos, o qual permite infinitas situações de práticas sociais capazes de inserir o indivíduo na sociedade a partir de uma formação mais crítica, reflexiva, participativa e, principalmente, sem perder de vista as multimodalidades da linguagem – os multiletramentos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
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