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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMoraes, Débora Cristina Melo de Góes-
dc.date.accessioned2023-11-23T19:51:52Z-
dc.date.available2023-11-23T19:51:52Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.citationMORAES, Débora Cristina Melo de Góes. Jornada para a transformação digital: potencialidades e desafios à implementação das estratégias de governo digital e nível de maturidade em instituição federal de ensino superior. 2023. 172 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18707-
dc.description.abstractThe use of technologies in the public service began two decades ago to implement a digital government, with the most recent documents being the Brazilian Strategy for Digital Transformation (2018) and the Digital Government Strategy (2022), which provide guidelines for implementing digital transformation in the bodies and entities that make up the Federal Public Administration, including universities. The general aim of this research was to ascertain the potential and challenges for implementing digital government strategies and to classify the level of digital maturity at the Federal University of Sergipe (UFS). As far as the methodological procedures are concerned, an interpretivist epistemological philosophy was adopted. As far as the objectives are concerned, this is a descriptive and exploratory study with a mixed approach (quantitative and qualitative), divided into two phases: the first adopted a survey strategy in universities and the second a case study at the UFS. In both phases, a bibliographic survey and documentary research were used as sources of evidence. In the first phase, the data was collected by applying a questionnaire to 45 respondents from 21 IFEs, and in the second phase semi-structured interviews were conducted with 8 participants representative of the case. The synthesis of the results of the first and second phases showed that the majority of civil servants are not aware of the EGD and planning instruments, and that both the IFEs and the UFS have digitally transformed services. As for the potential, as verified in the case study, the following factors were highlighted as enabling digital transformation: the institution being a knowledge-producing environment; being recognized in the state; having a committed workforce; the will and interest of senior management; and the possibility of funds being released by the new federal administration. About challenges, the shortage of human resources, lack of budgetary resources, lack of equipment, infrastructure problems, acceptance of changes by civil servants, and organizational culture were noted in both phases. In terms of digital maturity, both the IFEs and the UFS were classified at an advanced level. These findings lead us to conclude that providing a digital culture that involves all the actors that make up the educational institution will allow the university to continue on this journey.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectGoverno digitalpor
dc.subjectPotencialidades e desafios à implementação da transformação digitalpor
dc.subjectNível de maturidade digitalpor
dc.subjectDigital governmenteng
dc.subjectPotentialities and challenges for implementing digital transformationeng
dc.subjectDigital maturity leveleng
dc.titleJornada para a transformação digital: potencialidades e desafios à implementação das estratégias de governo digital e nível de maturidade em instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Luft, Maria Conceição Melo Silva-
dc.description.resumoO uso das tecnologias no serviço público foi iniciado há duas décadas para implantação de um governo digital configurando como documentos mais recentes a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (2018) e a Estratégia de Governo Digital (2022) que trazem orientações para a implementação da transformação digital nos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Federal, dentre eles, as universidades. Assim, essa pesquisa teve como objetivo geral averiguar as potencialidades e os desafios para implementação das estratégias de governo digital e classificar o nível de maturidade digital da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para tanto, quanto aos procedimentos metodológicos, foi adotada uma filosofia epistemológica interpretativista, no tocante aos objetivos trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com uma abordagem mista (quantitativa e qualitativa), dividida em duas fases, sendo na primeira adotada como estratégia de pesquisa o levantamento (survey) em universidades e, na segunda fase o estudo de caso na UFS. Nas duas fases foram utilizadas como fonte de evidências o levantamento bibliográfico e a pesquisa documental. Na primeira fase, a coleta foi realizada por meio da aplicação de um questionário com 45 respondentes de 21 IFEs, e na segunda fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 8 participantes representativos do caso. A síntese dos resultados da primeira e segunda fase evidenciaram que em relação à EGD e instrumentos de planejamento não há conhecimento da maioria dos servidores, e que tanto nas IFEs quanto na UFS existem serviços digitalmente transformados. Quanto às potencialidades, verificadas no estudo de caso, foram destacadas como fatores que possibilitam a transformação digital: a instituição ser um ambiente de produção de conhecimento; ser reconhecida no estado; ter força de trabalho comprometida; vontade e interesse da alta administração; e a possibilidade de liberação de recursos pela nova gestão federal. Em relação aos desafios, notou-se nas duas fases, a escassez de recursos humanos, falta de recursos orçamentários, falta de equipamentos, problemas de infraestrutura, aceitabilidade de mudanças pelos servidores às mudanças, e a cultura organizacional. Quanto à maturidade digital tanto às IFEs quanto à UFS foram classificadas com um nível avançado. Tais achados permitem concluir que proporcionar uma cultura digital que envolva todos os atores que compõem a instituição de ensino permitirá que a universidade siga nessa jornada.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Administração

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