Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Tainá Fraga-
dc.date.accessioned2023-11-27T20:08:06Z-
dc.date.available2023-11-27T20:08:06Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.citationSANTANA, Tainá Fraga. Dançar até ser: dança e dramaturgia na educação. 2023. 34 f. Monografia (Graduação de Licenciatura em Dança) - Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18727-
dc.description.abstractThe following research seeks to explore one of the possibilities of teaching through Dance as an object capable of bringing the Arts together in meaningful and subjective ways for each person during their school years. Dance and Dramaturgy builds an imaginative process that changes during the process of creation, of discovery, following who does it, where they do it, why they do it. This process can be completely subjective, as can accompany the collective in a search for new paths. Contemporary dances amplify the study of Dramaturgy applied to Dance, rescuing powers that make the exploration of dance repertoire possible, thus becoming an opportunity for educational content. As a process, possibilities of creation were explored through creative laboratories, taught based on the subjective imaginations of each person on stage. Building understandings, repertoires and teaching methodologies based on the studies covered in this final work, exploring the possibilities of doing dance and dramaturgy in education, were the main investigations of this research.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectDançapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectArtes cênicaspor
dc.subjectDramaturgiapor
dc.subjectDanceeng
dc.subjectDramaturgyeng
dc.subjectContemporary danceeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleDançar até ser: dança e dramaturgia na educaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Edna Maria do-
dc.description.resumoA seguinte pesquisa busca explorar uma das possibilidades do ensino através da Dança como objeto capaz de agregar as Artes de formas significativas e subjetivas a cada pessoa durante seus anos de escola. A Dança e Dramaturgia constrói um processo imaginativo que se modifica durante o processo de criação, de descobrimento, acompanhando quem faz, onde faz, porque faz. Esse processo pode ser totalmente subjetivo, como pode acompanhar o coletivo em uma busca por novos caminhos. As danças contemporâneas amplificam o estudo da Dramaturgia aplicada à Dança, resgatando potências que tornem possível a exploração de repertório de dança, tornando assim uma oportunidade de conteúdo educacional. Como processo foram exploradas possibilidades de criação através de laboratórios criativos, ministrados a partir de imaginários subjetivos de cada pessoa em cena. Construir entendimentos, repertórios e metodologias de ensino a partir dos estudos tratados nesse trabalho de conclusão, explorando as possibilidades de se fazer dança e dramaturgia na educação, foram as principais investigações desta pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentDDA - Departamento de Dança – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.description.localAracajupt_BR
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tainá_Fraga_Santana.pdf556,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.