Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1873
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: A disputa e o conflito na construção da notícia política
Authors: Franciscato, Carlos Eduardo
Issue Date: Sep-1999
Abstract: O presente trabalho se dedica a refletir sobre a produção da notícia política a partir da perspectiva de que o jornalismo se apresenta como um espaço social em que estão presentes forças em disputa pelo poder simbólico1 de construção da realidade. Mais do que mera instrumentalização política das instituições e dos conteúdos jornalísticos, esta perspectiva pretende oferecer formas de entender as disputas e os conflitos como elementos constituintes do processo de construção da notícia, inerentes aos seus diversos momentos de intervenção jornalística: formulação de assuntos, definição de enquadramentos, apuração, entrevista, construção textual e edição. Isto implica em compreender o papel do jornalista não como um ator “externo” ao acontecimento jornalístico2, executando tão somente a coleta, seleção, redação e edição da notícia conforme critérios de noticiabilidade rígidos, pré-definidos e rotinizados. Em vez disso, o trabalho jornalístico deve ser visto como uma construção social baseada em processos relacionais de disputa e negociação em que participam atores internos e externos à atividade jornalística. O jornalista, ao produzir sua notícia, está interagindo com outros atores, e o material noticioso incorpora - em graus e níveis variados - avaliações, interesses e expectativas alheias às suas. Os próprios critérios de noticiabilidade não são um corpo unitário e homogêneo, mas variam conforme o espaço de relações sociais em que a atividade jornalística se desenvolve. O jornalismo é uma forma de construção que opera dentro de um sistema cultural, do qual retira conteúdos, convenções, interpretações e formas discursivas. Esta linha de trabalho levanta também a necessidade de o jornalista exercer uma capacidade de administrar, mediar, negociar e solucionar situações de conflitos e pressões, sejam elas oriundas de jogos de interesse, imposições políticas externas ou internas à empresa jornalística e às próprias restrições decorrentes da rotinização da produção jornalística. Pretende-se desenvolver esta discussão considerando-se a produção da notícia política, na medida em que é no momento mais preciso de construção da notícia em um espaço social caracterizado por disputas e conflitos de poder que podem ser identificadas interrelações entre constrangimentos, avaliações e procedimentos diversos, mas que se condensam no texto jornalístico, num trabalho de construção de pontos de equilíbrio entre forças em disputa.
Keywords: Jornalismo
Poder simbólico
Construção da notícia política
Noticiabilidade
ISSN: 2175-4683
Publisher / Institution : Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)
Citation: FRANSCISCATO, C. E. A disputa e o conflito na construção da notícia política. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 22., 1999, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: Intercom, 1999.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1873
Appears in Collections:DCOS - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DisputaConstrucaoNoticiaPolitica.pdf56,59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.