Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18783
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Jogos ficcionais em Silviano Santiago
Autor(es): Meneses, Luís Matheus Brito
Data do documento: 15-Ago-2023
Orientador: Pinheiro, Valter Cesar
Resumo: Esta pesquisa demonstra como a coalizão e a colisão entre correlativos dialéticos — autobiografia e biografia; escrita e leitura; imagem e palavra; e vida e morte — na obra ficcional de Silviano Santiago, sobretudo em Mil rosas roubadas: romance (2014), são responsáveis pela construção de um jogo ficcional — um jogo que, no caso de nosso objeto principal, mobiliza a captura do real por meio daquilo que é ―irreal‖ (LOPES, 2019). Melhor dizendo, por meio da transitoriedade inerente ao real, o que é, acreditamos, uma maneira do narrador de Mil rosas roubadas construir um ―fato histórico‖ (BENJAMIN, 1985) nos próprios termos — um fato histórico a partir de invenções e justaposições. Esta pesquisa é, assim, uma maneira de identificar a sobreposição de camadas intermediárias (BARTHES, 2009) na ficção santiaguiana, que se apoia, entre outras coisas, em hibridismo literário, uso de imagens heterogêneas e tom ensaístico. Para examinar esses elementos, utilizamos trabalhos críticos e teóricos de autores como Georges Didi-Huberman (1998; 2011; 2013), Michel Foucault (1988; 1999; 2004; 2014), Roland Barthes (1972; 1979; 1981; 1984; 2004; 2015), Silvina Rodrigues Lopes (2019; 2021) e Walter Benjamin (1985; 2013; 2017), por exemplo. Ao mesmo tempo, espelhamos a obra ficcional na obra crítica de Silviano Santiago para identificar os pontos de vista comuns entre uma e outra e, por fim, embaralhá-las.
Abstract: This research shows how coalition and collision among dialectic correlatives — autobiography and biography; writing and reading; image and word; life and death — in the fictional work of Silviano Santiago, especially in Mil rosas roubadas: romance (2014), produce a fictional game — in the case of our main object, a game that captures the real through what is "unreal" (LOPES, 2019). In other words, through the transience of the real, which is, we believe, a way for the narrator of Mil rosas roubadas to construct a ―historical fact‖ (BENJAMIN, 1985) on own terms — a historical fact based on inventions and juxtapositions. This research is thus a way to identify the superposition of intermediate layers (BARTHES, 2009) in Santiago‘s fiction, which relies, among other things, on literary hybridity, the use of heterogeneous images and an essayistic tone. To examine these elements, we use critical and theoretical works by authors such as Georges Didi-Huberman (1998; 2011; 2013), Michel Foucault (1988; 1999; 2004; 2014), Roland Barthes (1972; 1979; 1981; 1984; 2004; 2015), Silvina Rodrigues Lopes (2019; 2021) e Walter Benjamin (1985; 2013; 2017), for example. At the same time, we mirror the fictional work in the critical work of Silviano Santiago to identify common points of view between one another and, finally, shuffle them
Palavras-chave: Ensaísmo literário
Hibridismo literário
Silviano Santiago
Literary essayism
Literary hybridism
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: MENESES, Luís Matheus Brito. Jogos ficcionais em Silviano Santiago. 2023. 100 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18783
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS_MATHEUS_BRITO_MENESES.pdf961,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.