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Tipo de Documento: Dissertação
Título: A ressignificação do brand publishing : uma análise da influenciadora virtual Lu do Magalu
Autor(es): Lima, Raniella Barbosa de
Data do documento: 24-Nov-2023
Orientador: Braga, Claudomilson Fernandes
Resumo: A dissertação caracteriza-se como teórico-prática tendo como objeto de estudo identificar e descrever os novos sentidos do brand publishing em torno da marca Magalu nas redes sociais digitais com a influenciadora virtual Lu, a partir da construção relacional entre a marca e seus usuários-consumidores-cidadãos. O quadro teórico-metodológico aborda questões relacionadas à influência digital, reputação organizacional, influenciadores digitais, desintermediação de mídias, marcas como publisher e influenciadoras digitais, gestão do relacionamento e a atividade de relações públicas no ambiente digital. A metodologia de base é a pesquisa bibliográfica, bem como um estudo de caso único associado a uma coleta empírica de caráter qualitativo do tipo Netnográfico com o monitoramento dos perfis nas redes sociais digitais da marca Magalu. E, por fim, os procedimentos de análise dos resultados se deram por meio da análise crítica do discurso (ACD) pelos preceitos de Norman Fairclough. Os resultados indicam como novos sentidos do brand publishing: marcas agindo como influenciadoras digitais por meio de avatares virtuais, em que o conteúdo, o gerenciamento de dados e a operacionalidade são valorizados, sobretudo em função do surgimento da inteligência artificial. Na perspectiva da comunicação organizacional, os novos sentidos do brand publishing estão além do entendimento clássico do diagrama da comunicação organizacional defendido por Margarida Kunsch (2003): interna, mercadológica e institucional. O brand publishing altera esse composto da comunicação organizacional a partir da mídia própria que se torna o centro de um mix de comunicação organizacional integrada.
Abstract: The dissertation is characterized as theoretical-practical with the object of study identifying and describing the new meanings of brand publishing around the Magalu brand on digital social networks with the virtual influencer Lu, based on the relational construction between the brand and its users- consumer-citizens. The theoretical-methodological framework addresses issues related to digital influence, organizational reputation, digital influencers, media disintermediation, brands as publishers and digital influencers, relationship management and public relations activity in the digital environment. The basic methodology is bibliographical research, as well as a single case study associated with qualitative empirical collection of a Netnographic type with the monitoring of profiles on digital social networks of the Magalu brand. And finally, the procedures for analyzing the results were carried out through critical discourse analysis (CDA) according to the precepts of Norman Fairclough. The results indicate new meanings for brand publishing: brands acting as digital influencers through virtual avatars, where content, data management and operability are valued, especially due to the emergence of artificial intelligence. From the perspective of organizational communication, the new meanings of brand publishing go beyond the classic understanding of the organizational communication diagram defended by Margarida Kunsch (2003): internal, marketing and institutional. Brand publishing changes this organizational communication mix through proprietary media, which becomes the center of an integrated organizational communication mix.
Palavras-chave: Comunicação
Publicidade
Marca registrada
Branding (Marketing)
Magazine Luiza (Firma)
Organizações
Relações públicas
Marcas influenciadoras digitais
Gestão de Relacionamento
Organizations
Public relations
Brand publishing
Digital influencer brands
Relationship management
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Comunicação
Citação: LIMA, Raniella Barbosa de. A ressignificação do brand publishing : uma análise da influenciadora virtual Lu do Magalu. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18787
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação

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