Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18842
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Discursos de gênero no ambiente escolar: um olhar sobre paradidáticos da educação infantil |
Autor(es): | Maia, Luisa Argolo Santos, Janaína de Jesus |
Data do documento: | Out-2023 |
Resumo: | Devido à crescente exigência em firmar o espaço escolar como um ambiente reflexivo formador de sujeitos críticos, surge a necessidade de introduzir em escolas da educação básica temáticas socialmente relevantes que dialoguem com a realidade dos alunos e que possam contribuir com uma prática educacional criteriosa e responsável. Desta forma, faz-se indispensável incluir nos currículos de escolas brasileiras materiais que abordam temas transversais como saúde, discursos de gênero e sexualidade. Portanto, o presente trabalho investiga a produção de obras literárias que estão disponíveis para que os professores, sobretudo de língua inglesa, possam trabalhar e explorar temas transversais, dando foco aos discursos de gênero e sexualidadec, além de propor um panorama acerca de como livros paradidáticos estão sendo trabalhados para incluir tais temas no Ensino Fundamental I e II. A metodologia central do trabalho parte do método arquegenealógico (Gregolin, 2022) além da busca por fontes primárias. O material coletado a partir de uma pesquisa documental é analisado à luz das teorias do teórico Michel Foucault acerca de seus conceitos sobre sexualidade e análise do discurso, além da filósofa Judith Butler a fim de compreender os discursos de gênero discutidos e pontuados. Como principal resultado desse estudo apresenta-se um olhar sobre como os discursos de gênero estão sendo abordados na educação básica brasileira, e as lacunas que se apresentam acerca da abordagem deste tema nos espaços escolares. |
Palavras-chave: | Discurso de gênero Livros paradidáticos Ensino fundamental Sujeito |
ISSN: | 2236-2061 |
Parte de : | Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023 |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | LINC/UFS |
Citação: | MAIA, L. A.; SANTOS, J. J. Discursos de gênero no ambiente escolar: um olhar sobre paradidáticos da educação infantil. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 154-166. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ . |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18842 |
Aparece nas coleções: | VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DiscursosGeneroAmbienteEscolar.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.