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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Lucas Natan Alves dos-
dc.date.accessioned2024-01-02T19:10:37Z-
dc.date.available2024-01-02T19:10:37Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.citationSANTOS, L. N. A. Livro didático de inglês e traços de (de)colonialidade. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 141-153.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18843-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023pt_BR
dc.subject(De)colonialidadepor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.titleLivro didático de inglês e traços de (de)colonialidadept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ .pt_BR
dc.description.resumoNos livros didáticos (LDs) de inglês produzidos por grandes editoras e importados para a sala de aula de diversos países, é comum ser apresentado um modelo de falante ideal ao longo das páginas desses materiais: esse falante é branco, heterossexual e nativo, ora dos Estados Unidos, ora da Inglaterra. Os LDs de língua inglesa, no Brasil, adotados nas escolas públicas são selecionados a partir de um processo assistido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que dentre seus objetivos está a oferta de livros que se aproximem da realidade de professores/as e aluno/as, trazendo discussões relevantes para o mundo atual. Desse modo, este trabalho visa apresentar uma análise da presença/ausência de traços de (de)colonialidade na seção Be an Agent of Change do livro didático Peacemakers (8º ano) (Amos; Condi, 2018). Em relação à metodologia, consiste em uma pesquisa qualitativa, documental, de base interpretativista, resultante de uma atividade materializada durante o semestre letivo 2023.1, especificamente na disciplina Linguística Aplicada e Estudos Decoloniais do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (PPGL/UFS). Os resultados revelam, que apesar de nas imagens dispostas na seção aparecerem indivíduos de povos indígenas e da temática se pautar nas tradições orais, não se menciona quais são aquelas comunidades, em quais estados/países elas encontram-se. Ademais, não há perguntas que fomentem uma problematização/reflexão por parte do alunado a partir do uso e da leitura de tais imagens, não aproximando-as de um aprofundamento da temática abordada. É possível, portanto, considerar que, embora a seção seja nomeada como “seja um/a agente da mudança”, não houve uma mudança por parte dos organizadores na forma de integrar/pensar os indígenas à/na seção do LD, estando as imagens distantes da atividade proposta, contribuindo para uma perspectiva colonizadora/colonizante de enxergá-los.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvãopt_BR
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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